ActualidadeTire as dúvidas sobre o novo site

15 perguntas a fazer quando contrata uma agência para fazer o seu website

Sempre que um cliente nos contacta para construirmos o site para o seu negócio, tem sempre tantas dúvidas que nem sabem bem por onde começar.

Mas quais são as perguntas certas a fazer? Temos uma lista delas para que possam tomar as melhores decisões ao investir num novo website, evitar equívocos no processo de desenvolvimento e chegar às melhores soluções mais rapidamente.

Onde vai ficar alojado o meu site?

O vosso site precisa de uma casa para poder ser visitado pelos vossos clientes. Essa casa é o servidor. E a casa precisa de uma morada que, para um site, é o domínio(aminhaempresa.com, por exemplo). As boas agências digitais oferecem pacotes de desenvolvimento e alojamento, com domínio incluído, para que não tenham que contratar mais uma empresa para esse serviço.

E não é só ter casa, é ter um alojamento seguro, com manutenção e assistência 24/7. Na Zyrgon oferecemos esse serviço através da Lynne, a nossa empresa irmã que se dedica exclusivamente a alojar sites em servidores que respondem a todas as exigências do vosso projeto.

Que plataforma vão usar?

Existem plataformas de gestão de conteúdos (CMS) para todos os objectivos, mas devem conhecer logo de antemão quais são as que a empresa recomenda. Perguntem que opções têm, vejam em conjunto qual é que se adequa melhor às vossas necessidades, peçam para ver como funciona.

As plataformas open source são ideais porque não ficam a depender da empresa que fez o site para o alterar ou melhorar no futuro, ao contrário do que acontece com plataformas de autor desenvolvidas por algumas agências, que impedem uma actualização rápida e uma manutenção eficaz a médio/longo prazo.

Querem saber quais são as melhores plataformas para lojas online? Vejam as nossas sugestões.

Vocês fazem o site que eu quero, como quero?

Fazemos o melhor site para as vossas necessidades. Desenvolver um website é um trabalho colaborativo entre a vossa empresa e a equipa responsável pelo processo, que é constituída por programadores, designers e profissionais de marketing e comunicação.

As vossas ideias são extremamente importantes e a equipa irá apresentar as melhores soluções para cada situação. Mas sabemos o que resulta e não resulta, por isso, confiem em nós.

Porquê escolher uma agência e não um freelancer?

O desenvolvimento de um projeto sério exige confiança e fiabilidade, muitas vezes até muito tempo depois de estar supostamente terminado. Uma agência é uma empresa que engloba um conjunto de profissionais especializados em áreas diferentes. Um freelancer é só um, o que pode não chegar para os projectos mais complexos.

QUANDO CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DIGITAL?

Quanto tempo demora?

O desenvolvimento de um site tem várias fases: análise, estratégia, design, desenvolvimento técnico, lançamento, análise. A duração depende da complexidade do projecto, mas logo no início é estabelecida uma linha temporal e um roadmap com objectivos concretos, para possamos gerir expectativas e ter margem de manobra em caso de imprevistos ou alterações ao plano inicial. Tempo é dinheiro, e uma boa empresa não o vai esbanjar.

O meu site vai ser responsivo ou adaptativo?

Esta é uma questão técnica e de design que vai ter que ser avaliada caso a caso mas a empresa que vos vai fazer o site tem de garantir que irá funcionar na perfeição em qualquer dispositivo e ecrã.

O Google vai gostar do meu site?

O valor de um site para os motores de pesquisa é avaliado de centenas de maneiras diferentes e quem vos fizer o site terá que saber isso. Desde a estrutura à velocidade de carregamento, dos conteúdos à meta informação, quem fizer o vosso o website terá de saber como funcionam os algoritmos que varrem a Internet e saber usar ferramentas analíticas para potenciar a vossa visibilidade online.

A PERFORMANCE DO SEU WEBSITE IMPORTA?

Quanto custa um website?

O valor de um website deve estar bem estabelecido desde o início e será resultado da análise inicial e dos meios previstos para a sua execução. Os preços variam muito de acordo com as necessidades técnicas, criativas e dimensão do projecto, mas o que podemos garantir é que acreditamos que um site não é uma despesa, mas um investimento.

O que precisam da minha empresa para começar?

O que é que já têm e que podemos colocar no site? Logotipo, conteúdos informativos, imagens, contas em redes sociais, tudo o que nos der um avanço na criação da identidade e da estratégia é importante. Podem criar um briefing com todos os elementos que definem a empresa, a história, o lado menos empresarial, os objetivos, as curiosidades, o que vos distingue dos demais e apresentem-nos.

Quem faz o copy?

O texto que aparece no website pode ser feito por vocês ou pode ser entregue à agência, mas será sempre adaptado às exigências dos motores de pesquisa e ao design final. Se estão a pensar em produzir de conteúdos regularmente num blog, podem contratar um profissional especializado ou assumir vocês mesmos essa responsabilidade. O importante é que todos os textos estejam de acordo com a personalidade e estratégia da vossa marca.
PORQUÊ INVESTIR NUM BLOG?

Quem é que vai atualizar os conteúdos e fazer a manutenção do site?

A administração do site pode ser feita de três formas: serviço chave na mão e fica tudo à vossa responsabilidade; partilhada; entregue à equipa que contrataram.

Seja qual for CMS usado para construir o vosso site, ele deverá ser fácil de administrar e atualizar por vocês e de forma autónoma, pelo menos nas áreas de acção quotidianas, seja uma loja online que exige uma maior agilidade ou um site institucional que se pode manter inalterado durante meses.

Podem mudar tudo no site quando quiserem?

Desenvolver um site é um trabalho colaborativo entre profissionais, onde se dá resposta à necessidades específicas do cliente. Mudar é bom, mas sem inutilizar o trabalho feito anteriormente. É para evitar mudanças drásticas a meio do caminho que contratam uma boa agência.

Que métricas posso analisar?

O Google Analytics é uma das ferramentas imprescindíveis para analisar a actividade dos visitantes no vosso site. Fornece relatórios tão detalhados que podem vir repensar completamente a estratégia do vosso site ou mesmo do vosso negócio. Número de visitas, origem, o que foi visitado e como, são só os dados gerais a que têm acesso.

O QUE É O GOOGLE ANALYTICS E PARA QUE SERVE?

E se o site tiver problemas?

Como temos um serviço integrado, caso haja algum problema no design ou no funcionamento do vosso site, o problema é resolvido na hora por nós. O nosso serviço de apoio ao cliente está sempre disponível para avaliar e resolver os problemas que surgirem.

E se tiver mais alguma questão?

É só entrar em contacto connosco. Mantemos boas relações com os nossos clientes e estamos aqui quando precisam de nós, antes, durante ou depois do desenvolvimento do nosso projecto em conjunto.

Não há perguntas erradas, mas estas são as mais concretas e que se relacionam com o processo de desenvolvimento. Não fiquem na dúvida, perguntem-nos coisas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment