Social Mediamarketing para Facebook

5 razões para fazerem o marketing no Facebook

Gostamos de muito fazer o marketing. O marketing é o nosso amor. E pode ser feito em público que ninguém se chateia. Um dos sítios onde gostamos de o fazer é no Facebook. Deixem-nos contar-vos como.

O Facebook é a terceira página mais visitada da Internet, tem 2380 milhões de utilizadores ativos por mês, metade deles em dispositivos móveis, mundo e meio tem lá um perfil e 80 milhões de negócios têm lá a sua página.

Mais do que uma presença, o vosso negócio pode ter uma atividade de promoção da marca e dos vossos produtos claramente dirigida, próxima dos utilizadores, e em diálogo com eles. As vantagens de criarem um plano de marketing para o Facebook, a maior rede social do mundo, são muitas, mas vamos dar-vos cinco.

1. Mostrar a marca e gerar tráfego

As redes sociais são informais por natureza, o que vêem é o que é. A vossa marca pode ter uma postura relaxada, sem gravata e mostrar o seu lado mais social. Podem mostrar a vossa personalidade e cativar os utilizadores para vos conhecer melhor. Cortejá-los, no fundo, em vez de estarem sempre com um pitch de vendas.

Para cativar e manter o interesse dos vossos seguidores nas redes sociais, e estabelecer uma relação de confiança, podem utilizar algumas das ferramentas de conteúdos mais poderosas do Facebook, para além dos posts com textos e fotos, que deverão apontar para o vosso site e produtos:

  • Bots do messenger, em que podem ajudar os vossos seguidores a aceder à informação mais importante. Se forem um espaço de actividades lúdicas, o horário é das primeiras informações que são pesquisadas, por exemplo;
  • Vídeos em direto ou feitos especificamente para os vossos seguidores. Bons conteúdos vídeo dão tantas visualizações e partilhas que justificam plenamente o investimento na sua produção;
  • Grupos do Facebook dedicados a temas específicos dos vossos produtos, reparações, dicas ou trocas, por exemplo.

Eventos, não para ver a diferença entre quem diz que vai e quem realmente aparece, mas para gerar o passa palavra através das notificações que os utilizadores criam nas suas próprias redes quando se mostram interessados num evento.

Mostrem-se, e encantem os vossos seguidores. Mas posts orgânicos não chegam, já que os algoritmos do Facebook fazem com que a maioria dos conteúdos não apareça nas linhas temporais dos utilizadores. Usem os Facebook Ads para promover conteúdos específicos e estarem presentes na vida dos seguidores que vos interessam.

Descubram as diferenças entre Facebook Ads e AdWords

2. Pode fazer parte do funil de vendas

E se o Facebook fosse mais do que um ponto de passagem na vossa relação com os vossos clientes mas um ponto de venda funcional? O Instagram está a experimentar com vendas a partir da sua aplicação, pelo que vender diretamente a partir do Facebook também não deve estar longe.

Para já, podem entusiasmar os vossos seguidores com os conteúdos certos e dirigi-los para o vosso catálogo e iniciar o processo de compra na vossa página.

E uma das maiores vantagens que o Facebook dá aos negócios é dirigir o produto certo para os utilizadores que mais necessitam deles, como podemos ver no ponto seguinte.

3. Segmentação

O perfil de cada utilizador no Facebook contém mais do que a sua informação pessoal como a data de nascimento para os amigos não se esquecerem do nosso aniversário. Tem também o registo dos gostos e interesses, assim como o perfil demográfico, geográfico e linguístico.

Estes dados permitem criar campanhas dirigidas especificamente para tipos definidos de utilizadores.

4. Apoio ao cliente

Há anos que é assim: se há problemas, os clientes recorrem mais às redes sociais para resolvê-los (ou queixarem-se) do que aos canais das empresas criados especificamente para esse efeito.

Para além de poderem fornecer o feedback necessário aos que vos contactam diretamente na vossa página, podem reagir e gerir a crises que acontecem fora dos vossos domínios.

A maior parte do tempo irão resolver pequenas questões e sugerir formas de usar melhor os vossos produtos e serviços. Podem usar essa informação e perceber novas oportunidades de negócio e promoção na vossa estratégia de comunicação e empresarial.

Os grupos criados por vocês podem ser uma ferramenta essencial nesta função.

5. Remarketing

Uma ferramenta importantíssima é o remarketing. Não sabem o que é? Basicamente, é fazer com que a vossa campanha siga um utilizador que viu o vosso produto mas não foi convertido em cliente pelas suas actividades online.
Os anúncios a esse produto irão surgir nos sites e aplicações que esse utilizador visita e usa, para o lembrar que ainda está a tempo de o adquirir.

O remarketing tem várias vantagens: usa display ads que são mais baratos, gera mais leads e conversões, mantém a marca presente na vida dos utilizadores e aumenta as interações. O Facebook permite criar campanhas de remarketing e recuperar esses utilizadores indecisos para a vossa lista de clientes.

O Facebook é um espaço cheio de oportunidades e funcionalidades para levar as vossas campanhas mais além, bem para além do que o apenas ter uma página gira.

Foram seduzidos por todas estas vantagens? Venham fazer o marketing no Facebook connosco. Estamos à vossa espera.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment