Estratégia DigitalMarketing DigitalSocial Mediatendencias em 2019 webdesign

7 Tendências do marketing digital em 2018

A evolução tecnológica é o termo chave a ter em conta para esta próxima etapa. Conheça as melhores apostas para 2018 e mantenha o seu negócio em crescimento, acompanhando a evolução digital.

1

chatbot

Assistentes digitais

A Google Facebook e Amazon são algumas das empresas que fortemente apostam na inteligência artificial e na criação de chatbots capazes de dar resposta e prestar apoio aos potenciais clientes. Estas ferramentas são o futuro e retiram a carga aos gestores da página, permitindo utilizar o tempo útil para estratégias de angariação de clientes e desenvolvimento da empresa. Os chatbots permitem evitar listas de espera no atendimento ao cliente. e sã capazes de realizar tarefas simples como agendamentos de reservas ou captar informaçõpes de Lead.

Instant Messaging

Facebook Messenger e Whatsapp devem ser obrigatórias no próximo ano. O Instant Messaging tem-se tornado nos últimos anos como uma forma preferencial de divulgação de marketing e comunicação entre cliente e empresa. Graças à comunicação mais pessoal, rapidez de resposta, maior alcance e uma interação personalizada, este tipo de comunicação brevemente será obrigatório em qualquer empresa.

2

instant messaging

3

youtube videos

Vídeo

O vídeo sempre foi uma tendência de marketing de grande alcance, principalmente desde o aparecimento do youtube. Mas novidades como a transmissão ao vivo prometem aumentar os números no que respeita a tráfego e gostos. A aposta nos vídeos 360° também não deve ser descurada, já que ela possibilita ao utilizador vivenciar uma amostra do conteúdo promovido pela empresa, no conforto da sua casa. A Realidade Virtual e Realidade Aumentada também farão parte do mundo digital em 2018.

Pesquisa por voz

A evolução e o sucesso da Alexa da Amazon e Google Home sugerem que se adotem medidas de inovação e que se adaptem as estratégias de SEO. Hoje em dia a procura por comandos de voz já representa 20% das pesquisas pelo que este é um bom desenvolvimento a ter em conta.

4

pesquisa por voz

5

mobile first

Mobile

As pessoas utilizam cada vez mais o seu smartphone nas aplicações do dia-a-dia. Mesmo pesquisas e decisões de compra são feitas cada vez mais através destes aparelhos. Torna-se necessário tornar os sites e aplicações da empresa mobile oriented.

Conteúdo de qualidade

Esta é uma regra básica que se transmite de ano para ano. Mas com a quantidade de negócios e empresas digitais, a diferenciação passa pela aposta em conteúdos originais e de qualidade. Este está intrinsecamente ligado do posicionamento SERP e pode fazer a diferença na imagem de uma empresa e o potencial de negócio da mesma.

6

criatividade e storytelling

7

compras online

Marketing em tempo real

Dependendo do negócio esta pode ser uma boa aposta, fazendo uso da geolocalização presente nos smarphones dos potenciais clientes. Como exemplo, a Starbucks oferece a opção “Mobile Order and Pay”, o que permite que os interessados comprem algo na loja online e levantem na loja mais próxima.

Caso esteja à procura das últimas tendências em webdesign para 2019, consulte o nosso último artigo. Se estiver na altura de fazer um refresh ao seu website pode sempre solicitar-nos um orçamento.