Estratégia DigitalMarketing Digitalpresenca digital das marcas

A importância da presença digital total

A vossa marca merece mais do que um site e uma página no Facebook. Com tantos canais e nichos de mercado tão diferentes, até um perfil no Tinder pode ser uma possibilidade. Mas antes que digam que a vossa marca gosta de longos passeios à beira mar ao pôr-do-sol, vamos ver que opções têm para uma presença digital marcante. E bem mais cativante.

Site

Não é uma opção, têm que ter um website, com domínio próprio. As excepções a esta regra são raras e dessas as que têm sucesso são ainda mais raras. Um site é a vossa casa, onde imperam as vossas regras, é o espaço oficial da vossa marca, o vosso domínio, o ponto central da vossa presença e identidade.

É onde estão os vossos serviços e produtos, onde fornecem as ferramentas para que os utilizadores os possam adquirir, onde expressam a vossa identidade, a vossa política, a vossa imagem.

O vosso site está a precisar de uma renovação? Falem connosco.

É onde também está o vosso blog, onde ajudam os utilizadores a atingir os seus objectivos, até porque têm as ferramentas ou as experiências para que o consigam fazer.

Saibam porque é que devem investir num blog.

Redes Sociais

Toda a gente está, pelo menos, numa. É um espaço de interação imediata, de expressão informal, de colocar a marca de forma ágil nas mãos dos utilizadores, já que elas estão em todos os telefones.  

As redes são todas diferentes, com regras e exigências particulares. O Facebook é diferente do Instagram, o Snapchat é diferente do Tik Tok, o Twitter funciona de uma forma completamente distinta do Pinterest. E, falando muito a sério, até o Tinder e similares podem ser uma opção a contemplar. Saber qual rede que o vosso público alvo usa, que linguagem precisam de adotar – mais visual, apenas comentário, lúdica – e como a usam, define a vossa presença e a vossa estratégia global.

Como usar o Instagram para a vossa marca?

Newsletter

Um clássico da comunicação direta, a newsletter continua a ser uma das melhores e mais importantes ferramentas para manter o contacto e estabelecer relações com a nossa lista de contactos, mantendo os clientes já existentes a par das novidades, e cativando os interessados nos vossos produtos e serviços, sem os obrigar a recorrer às redes sociais ou a visitas regulares ao site. Excelente escolha para relações calmas, cordiais, sem grande intensidade, mas fiéis.

Campanhas Offline

A vossa presença digital serve para estarem na vida de pessoas reais, mesmo que os vossos produtos ou serviços sejam puramente digitais.

Criar eventos e ações no mundo analógico que reúnam os utilizadores em volta da vossa marca é proporcionar-lhes uma experiência que eles vão querer partilhar pelos seus próprios meios nas redes sociais, ajudando a divulgar – e por recomendação direta – o vosso produto aos seus círculos de amigos.

E, mesmo na era dos social media, os media tradicionais são importantes. A assessoria de imprensa é fundamental no relacionamento direto com os órgãos de comunicação social, fazendo a gestão da informação  para que os factos cheguem ao público em geral, sem equívocos e de forma a que a marca atinja os seus objectivos.

Uma notícia sobre um evento em que a vossa marca participa vale dinheiro pelo espaço em página ou tempo em que é divulgado, logo, nada deve ser deixado ao acaso.

Vantagens em estar presente

A presença digital da vossa empresa é o resultado de uma estratégia concertada que utiliza diversos canais e formatos para que consigam chegar aos vossos potenciais clientes. Mais do marcar presença, a vossa marca deve demonstrar personalidade, e deve fazê-lo nos sítios certos.

A segmentação do vosso público, ou seja, mostrar a marca a quem precisa dela (mesmo que ainda não o saibam), ajuda a que tenham melhores resultados mais rapidamente, em vez de tentarem vender frigoríficos a esquimós. Até podem precisar, mas se calhar não serão o melhor mercado.

O objetivo é que o vosso investimento tenha um retorno de qualidade, porque o que faz um negócio crescer são resultados concretos.  Pelo menos é no que acreditamos.

Querem ter uma melhor presença? Perguntem-nos como. Gostamos de longos passeios à beira-mar e de estratégias de comunicação de qualidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment