Estratégia Digitalperformance website

A performance do seu website importa?

O desempenho importa. A estratégia de comunicação digital é mais do que ter um site com um design apelativo. Na verdade, existem diversos sites vencedores de prémios de design que têm uma má performance.

Mas o que define a performance de um website?

  • Velocidade de carregamento e navegação;
  • Facilidade de interação;
  • Responsividade, ou como o site responde nos vários dispositivos;

E o grande indicador é a taxa de conversão, que é também reflexo destes parâmetros.

Maus websites dão maus resultados, por muito bom que seja o vosso produto. E os bons websites estão melhor posicionados nas pesquisas do Google. Saibam porquê.

performance e velocidade

Velocidade

A vossa estratégia digital pode estar a ser prejudicada por problemas no desenvolvimento do vosso site. Como as páginas exigem cada vez mais recursos e funcionalidades, é normal que demorem mais tempo a carregar. De acordo com a KISSmetrics, 40% dos utilizadores abandonam os websites que demoram mais do que 3 segundos a carregar e apenas 1 segundo de atraso no tempo de resposta da página pode resultar numa redução da conversão em 7%.

Cada milissegundo conta para a indexação das páginas nos motores de pesquisa e para a experiência do utilizador:

  • a velocidade de carregamento das páginas de um site é o primeiro factor diferenciador no posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa e na permanência do utilizador.
  • um website com boa velocidade tem menos desistências (bounce rate mais baixa);
  • promove uma melhor experiência do utilizador por ser mais fácil de navegar;

Logo, melhor taxa de conversão.

A velocidade aqui importa. É que a taxa de conversão cai drasticamente por cada segundo que passa. O Pinterest – uma rede social para a partilha de imagens temáticas – aumentou o tráfego com origem em motores de pesquisa e as inscrições em 15%, quando reduziram o tempo de espera em 40%. A Amazon perdia 1% de vendas por cada décimo de segundo de demora no carregamento.

O tempo é essencial.

Mobile First

O vosso site não está na internet, está em todo o lado. Grande parte da atividade online dos utilizadores é feita através de dispositivos móveis, a qualquer hora, em qualquer lugar. É preciso tirar partido desses hábitos e apostar em páginas responsivas.

Em 2018, nos EUA, 79% dos donos de smartphones fizeram uma compra online. 80% usaram o seu dispositivo móvel para ver produtos ou visitar lojas online. Se o vosso site não estiver otimizado para os vários dispositivos que os utilizadores têm à mão, arriscam-se a perder uma fatia cada vez mais significativa de potenciais clientes.

Interactividade

Os elementos interactivos, como botões ou formulários, deverão estar disponíveis e funcionais assim que a página carregar. Se a vossa página estiver perfeitamente visível, mas esses elementos demoram a estar disponíveis, o seu propósito perde-se.

Conversão

Um site rápido que não converte é inútil. O vosso website serve para vender um produto, dar a conhecer um serviço, ou angariar novos contactos para iniciar ou manter uma comunicação mais direta com potenciais clientes.

A vossa estratégia deve privilegiar estes objectivos:

  • Comunicar com transparência, com o utilizador em mente;
  • Criar diferentes níveis de comunicação, com diversos graus de detalhe que permitam uma leitura organizada da mensagem que querem transmitir;
  • Usar o Call To Action para reforçar os objetivos do negócio;
  • Credibilizar o negócio com testemunhos de clientes e baseados em casos reais;
  • Personalizar as comunicações com o cliente;

Como avaliar

Existem ferramentas que ajudam a avaliar e a detectar os problemas de performance dos websites, que também sugerem soluções.

PageSpeed Insights

Esta ferramenta da Google analisa o desempenho de uma página em dispositivos móveis e em computadores, e sugere as melhores soluções para os tornar mais rápidos. Analisem já a vossa página com a extensão de PageSpeed Insights para o Chrome e vejam onde podem melhorar. 

Resultado de análise PageSpeed Insights a uma página de produto em Amazon.com

Impact Calculator Tool

Querem saber quanto é que o vosso negócio potencialmente poderia ganhar se o vosso site fosse 1 segundo mais rápido? A Google tem uma página para testarem o vosso site, compará-lo com a concorrência e ver quanto poderiam ganhar com uma maior velocidade de carregamento.

Não gostaram dos resultados? Não se preocupem. Vejam as páginas dos gigantes da Internet e da competição e podem ver que os resultados não são melhores. As razões são fáceis de perceber:

  • Mais funcionalidades implicam mais código, que demora mais tempo a carregar:
  • Mais imagens e mais vídeos beneficiam o vosso site, mas pesam no carregamento;
  • Páginas mal estruturadas e demasiado complexas são mais pesadas;

Soluções

A velocidade é apenas uma parte da equação. A melhor solução é ter uma página desenhada de acordo com as melhores práticas, alojada num servidor de qualidade. 

As melhores práticas incluem:

  • Estruturas de página simples;
  • Presença de código essencial, eliminação do supérfluo;
  • Imagens otimizadas;
  • Configurações de servidor dedicadas a uma navegação mais rápida;

Um bom planeamento e a escolha de um design adequado são fundamentais. Ter um bom alojamento também. Se ao menos houvesse uma agência digital que fornecesse ambos os serviços…

Nós somos a equipa que vos ajuda a ter um melhor desempenho. Falem connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment