Agora os Google Maps são a pagar?

google maps não funciona

Um mapa no site da vossa empresa leva os clientes até vocês. Mas já devem ter reparado que alguns mapas estão com um aspecto sombrio e mostram a mensagem:

“Não é possível carregar corretamente o Google Maps nesta página.”

Não são clientes Zyrgon, de certeza.

Depois de 13 anos a fornecer mapas gratuitamente, a Google decidiu atualizar a sua plataforma de geolocalização, dar-lhe novas ferramentas, e cobrar por isso. A Google é cada vez mais uma empresa que tem como clientes principais as empresas e os mapas são um produto muito procurado. E uma das funcionalidades mais importantes do Google My Business é a localização, por exemplo.

Não têm uma página no Google My Business? Saibam porque é que devem ter uma.

Devem estar preocupados? Não. O mapa estático que têm no vosso site continua a ser gratuito até 100 mil carregamentos por mês, o que chega perfeitamente para a maioria dos negócios.

Vamos ajudar-vos a navegar pelas mudanças.

Porquê

Os mapas do Google foram reestruturados numa nova plataforma, com alterações nos seus mecanismos, dirigidos para as necessidades das empresas. Estas alterações obrigam a que se peça uma chave de acesso à API do Google para o mapa voltar ao seu aspecto normal. Ao fazerem isto, terão de criar uma conta de facturação com a Google.

O que é uma chave API? É um código de letras e números único, que liga uma ferramenta a um fornecedor de dados. Neste caso, dá-vos acesso ao mapa que criaram no Google para poder ser apresentado no vosso site.

Não precisam de pagar nada. Apenas de criar essa conta para que o vosso mapa se mantenha em funcionamento, até atingirem o limite referido de 100 mil visitas mensais num mapa estático, cobertas pelos 200 dólares mensais de crédito recorrente oferecidos pela Google. Só pagam se ultrapassarem os limites.

A nova plataforma apresenta três produtos:

 

  • Maps
  • Routes
  • Places

Cada um oferece funcionalidades diferentes, com mecanismos específicos. O Maps dedica-se a mapas personalizados, o Routes a criar rotas, o Places a criar informação detalhada sobre um ou vários locais. Algumas das funcionalidades são partilhadas, outras são exclusivas, e todas são pensadas para nos orientarmos no nosso dia a dia através do Google Maps.

A nova estratégia é segmentar a informação carregada nos mapas, apresentando apenas a que é pedida pelos utilizadores, dando-lhes maior controlo na visualização. O foco está nas necessidades dos utilizadores e em fornecer-lhes a melhor experiência a partir de informação geográfica.

Preços

Antes de vos explicar porque é que devem incluir o Google Maps na vossa estratégia de comunicação, recomendamos que analisem a tabela de preços dos novos serviços, que deverão ter em conta quando planearem o vosso orçamento.

Os valores variam de acordo com as funções e têm diferentes  limites de utilização mas, para negócios de pequena e média dimensão, o crédito dado pela Google chega.

Zyrgon localização google maps

Preciso de um mapa?

Os vossos clientes precisam. Os mapas servem para muito mais do que localizar o vosso negócio, servem para que o vosso cliente não perca tempo a chegar até vocês e tenha toda a informação que necessita ao seu dispôr.

Os mapas são mais do representações para a localização ou orientação, são ferramentas práticas de exploração e de criação de experiências, de gestão de tempo e expectativas, de foco e direção. Não são apenas para saber se estamos em A ou em B, ou como ir de A até B. São para decidir o que se pode fazer em A e em B, e no caminho entre os dois pontos.

Se vendem casas, mostrem o bairro sem que o cliente tenha que sair de onde está, e apresentem as vantagens de se viver ali. Aumentem os detalhes e mostrem as escolas das redondezas. Precisam de apresentar uma rota para o vosso evento ou circuito? Podem fazer isso com todos os pormenores necessários, desde a previsão de tempo de deslocação, à distância.

As possibilidades são imensas, e podem ser uma parte fundamental da vossa estratégia de comunicação e uma das funcionalidade fundamentais para a vossa empresa. Ou então, apenas para mostrar onde estão. O importante é que os clientes possam dar convosco.

Podemos colocar o vosso negócio no mapa, e fazer do vosso mapa uma oportunidade de negócio. Não se percam, venham falar connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment