Estratégia DigitalMarketing Digitalonline advertising

Anunciar em Adwords ou Facebook Ads: Quais as diferenças?

Não há campanha sem anúncios digitais, mas muitas vezes perguntam-nos quais são os melhores: os Ads do Facebook ou os da Google. Descubram, de forma resumida, as diferenças entre eles e como vos podem ser úteis, de acordo com a vossa estratégia.

O que são anúncios digitais?

São os anúncios que nos surgem em sites, aplicações e redes sociais, em texto, imagem ou vídeo, inseridos no meio dos conteúdos, em pre-roll (antes de um vídeo no YouTube), em texto simples, ou apresentados em pop ups.

Estes anúncios são seleccionados de acordo com o perfil do utilizador, definido pelos seus hábitos online, idade, género, localização geográfica. Isto permite definir com um grande grau de precisão os públicos alvo de cada anúncio.

A distribuição de anúncios digitais é dominada pelo Facebook e pela Google que, em conjunto, detêm 60% do investimento no mercado publicitário digital. Vamos ver as diferenças entre os seus anúncios

Google

Cinco mil milhões de pesquisas diárias fazem do Google a página mais visitada da Internet, seguida logo pelo YouTube. Muitos dos utilizadores que as visitam têm contas Google de email e ou de Android, fornecendo perfis exactos sobre quem são, onde estão, e quais são os seus interesses.

A Google há já muitos anos que permite aos produtores de conteúdos digitais terem anúncios nos seus sites, em espaços disponibilizados para o efeito, partilhando com eles uma percentagem do valor do anúncio. Isto faz com que os Google Ads cheguem a 90% dos utilizadores da Internet. Não há números melhores. Talvez só este: os anunciantes fazem $2 por cada $1 investido.

Os anúncios da Google vêm em vários tipos e espaços:

  • resultados de pesquisa, através da associação dos anúncios a palavras-chave;
  • rede de display (em apps e sites relacionadas com as palavras chave dos produtos);
  • Google Shopping, em que anúncios de comércio digital apresentam os produtos, com objectivo de converter a pesquisa em venda;
  • Vídeo, para o Youtube ou rede de display;

Se querem anúncios que geram contatos e vendas, o Google Ads é uma excelente opção.

Saibam quando investir em Adwords

Facebook Ads

Os anúncios do Facebook são um pouco diferentes. O Facebook é uma rede social em que existe uma enorme competição entre os conteúdos. Apenas pouco mais de 15% das publicações chegam a aparecer na linha temporal dos utilizadores, pelo que, mesmo que a vossa marca seja seguida por muita gente no Facebook, não significa que os conteúdos cheguem à maioria dos vossos fãs.

Mas toda a gente de todo o mundo está no Facebook, a terceira página mais visitada da Internet: 2380 milhões de utilizadores ativos por mês, metade deles em dispositivos móveis. Na Europa, 307 milhões de habitantes estão no Facebook. Os números são gigantescos, intermináveis e sempre a crescer. Até 2005 a palavra nem existia, hoje tentem passar uma hora na rua sem a ouvir nas conversas de quem está em volta.

Os anúncios do Facebook servem para:

  • Divulgação, para gerar interesse no produto ou serviço;
  • Consideração, para que as pessoas tenham consciência da vossa marca e a procurem, gerando tráfego para o vosso site, interações na vossa página de Facebook ou para aumentar o número de instalações da vossa app.

Podem servir também para gerar leads e criar novos contactos, assim como criar uma conversação entre o vosso negócio e os vossos seguidores;

  • Conversão, que é transformar esse interesse em vendas.

Os anúncios podem ser publicações no feed dos utilizadores (uma publicação paga atinge públicos específicos a horas específicas e é apresentado a mais utilizadores do que uma publicação normal), na barra lateral ou nas aplicações do Facebook, como o Messenger ou o Instagram.

As empresas usam os anúncios do Facebook porque é onde as pessoas estão. E as pessoas têm atividade deliberada na rede social e partilham montanhas de informação que permitem dirigir os anúncios certos para públicos específicos. A segmentação elevada do público que vai visualizar o vosso anúncio é a sua grande vantagem.

Um ou Outro?

A resposta ideal é os dois, desde que com a abordagem certa. Cada caso é um caso e depende muito da estratégia e do que cada campanha pretende atingir.  

Foi a comparação simples entre estas duas opções, que poderão ser usadas em conjunto para atingir os vossos objetivos. Na Zyrgon sabemos como os fazer, sem quaisquer dúvidas. Falem connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment