Anunciar em Adwords ou Facebook Ads: Quais as diferenças?
Não há campanha sem anúncios digitais, mas muitas vezes perguntam-nos quais são os melhores: os Ads do Facebook ou os da Google. Descubram, de forma resumida, as diferenças entre eles e como vos podem ser úteis, de acordo com a vossa estratégia.
O que são anúncios digitais?
São os anúncios que nos surgem em sites, aplicações e redes sociais, em texto, imagem ou vídeo, inseridos no meio dos conteúdos, em pre-roll (antes de um vídeo no YouTube), em texto simples, ou apresentados em pop ups.
Estes anúncios são seleccionados de acordo com o perfil do utilizador, definido pelos seus hábitos online, idade, género, localização geográfica. Isto permite definir com um grande grau de precisão os públicos alvo de cada anúncio.
A distribuição de anúncios digitais é dominada pelo Facebook e pela Google que, em conjunto, detêm 60% do investimento no mercado publicitário digital. Vamos ver as diferenças entre os seus anúncios
Cinco mil milhões de pesquisas diárias fazem do Google a página mais visitada da Internet, seguida logo pelo YouTube. Muitos dos utilizadores que as visitam têm contas Google de email e ou de Android, fornecendo perfis exactos sobre quem são, onde estão, e quais são os seus interesses.
A Google há já muitos anos que permite aos produtores de conteúdos digitais terem anúncios nos seus sites, em espaços disponibilizados para o efeito, partilhando com eles uma percentagem do valor do anúncio. Isto faz com que os Google Ads cheguem a 90% dos utilizadores da Internet. Não há números melhores. Talvez só este: os anunciantes fazem $2 por cada $1 investido.
Os anúncios da Google vêm em vários tipos e espaços:
- resultados de pesquisa, através da associação dos anúncios a palavras-chave;
- rede de display (em apps e sites relacionadas com as palavras chave dos produtos);
- Google Shopping, em que anúncios de comércio digital apresentam os produtos, com objectivo de converter a pesquisa em venda;
- Vídeo, para o Youtube ou rede de display;
Se querem anúncios que geram contatos e vendas, o Google Ads é uma excelente opção.
Facebook Ads
Os anúncios do Facebook são um pouco diferentes. O Facebook é uma rede social em que existe uma enorme competição entre os conteúdos. Apenas pouco mais de 15% das publicações chegam a aparecer na linha temporal dos utilizadores, pelo que, mesmo que a vossa marca seja seguida por muita gente no Facebook, não significa que os conteúdos cheguem à maioria dos vossos fãs.
Mas toda a gente de todo o mundo está no Facebook, a terceira página mais visitada da Internet: 2380 milhões de utilizadores ativos por mês, metade deles em dispositivos móveis. Na Europa, 307 milhões de habitantes estão no Facebook. Os números são gigantescos, intermináveis e sempre a crescer. Até 2005 a palavra nem existia, hoje tentem passar uma hora na rua sem a ouvir nas conversas de quem está em volta.
Os anúncios do Facebook servem para:
- Divulgação, para gerar interesse no produto ou serviço;
- Consideração, para que as pessoas tenham consciência da vossa marca e a procurem, gerando tráfego para o vosso site, interações na vossa página de Facebook ou para aumentar o número de instalações da vossa app.
Podem servir também para gerar leads e criar novos contactos, assim como criar uma conversação entre o vosso negócio e os vossos seguidores;
- Conversão, que é transformar esse interesse em vendas.
Os anúncios podem ser publicações no feed dos utilizadores (uma publicação paga atinge públicos específicos a horas específicas e é apresentado a mais utilizadores do que uma publicação normal), na barra lateral ou nas aplicações do Facebook, como o Messenger ou o Instagram.
As empresas usam os anúncios do Facebook porque é onde as pessoas estão. E as pessoas têm atividade deliberada na rede social e partilham montanhas de informação que permitem dirigir os anúncios certos para públicos específicos. A segmentação elevada do público que vai visualizar o vosso anúncio é a sua grande vantagem.
Um ou Outro?
A resposta ideal é os dois, desde que com a abordagem certa. Cada caso é um caso e depende muito da estratégia e do que cada campanha pretende atingir.
Foi a comparação simples entre estas duas opções, que poderão ser usadas em conjunto para atingir os vossos objetivos. Na Zyrgon sabemos como os fazer, sem quaisquer dúvidas. Falem connosco.