Um projeto desafiante, que pôs à prova toda a equipa Zyrgon. Explore ao detalhe a estratégia digital criada para a Associação Sara Carreira.

A Zyrgon foi convidada a desenvolver uma plataforma e a respetiva estratégia de lançamento digital, para uma associação que tinha como objetivo fornecer bolsas de estudo.
Inicialmente, e já depois de avançarmos com o conceito da plataforma, não sabíamos quem estava por trás deste desafio e tão pouco sabíamos da grande responsabilidade e carga emocional que este projeto carregava.
Mais tarde, percebemos que se tratava da Associação Sara Carreira, o que tornou este projeto ainda mais desafiante tanto a nível técnico, como visual e até mesmo de exposição.

Um projeto à imagem da Sara Carreira

 

Dar continuidade aos sonhos da Sara e à sua forma de estar perante os outros é o desígnio e a razão de ser da Associação Sara Carreira.
ASC – Associação Sara Carreira

Da criação do website até à produção de conteúdos para os diferentes canais digitais, a Zyrgon teve sempre como referência a pessoa que dá vida e voz a este projeto: a Sara Carreira.
Além de ser uma artista importante, quer em contexto nacional como internacional, a Sara Carreira tinha toda uma construção de personalidade e uma essência muito própria. A Sara representa arte, transgressão, luz, emoção. Tudo isto inspirou-nos do início ao fim do processo de criação do conceito visual e até da própria usabilidade e experiência dos utilizadores. Quisemos transparecer este sentimento, energia e mensagem forte que a Sara Carreira representa para aquilo que desenvolvemos para a Associação Sara Carreira.

 

  • Identidade Visual, Usabilidade e User Experience

No que diz respeito à identidade visual, o conceito escolhido para representar todo o ecossistema da Associação Sara Carreira respondeu a alguns pré-requisitos. A título de exemplo, a paleta de cores e a tipografia foram estabelecidos pela própria Associação. Desta forma, o conceito de todos os produtos digitais desenvolvidos pela Zyrgon para este projeto, desde o website às redes sociais, teve de seguir esses critérios pré-concebidos.
A partir desta base, a Zyrgon teve oportunidade de explorar a forma como é que esta identidade visual já definida poderia ser trabalhada no site e posteriormente nas redes sociais.
Pegando novamente no exemplo da tipografia, apesar de existir uma type font já definida, sentimos a necessidade de recorrer a fontes secundárias para tornar a usabilidade e experiência do utilizador no site o mais agradável possível. Isto porque a fonte principal da Associação Sara Carreira pertence à categoria de tipografias do estilo escritas à mão, o que pode dificultar a leitura dos utilizadores, especialmente se estiverem a aceder ao website num dispositivo móvel.
A nossa equipa de usabilidade e user experience teve um papel extremamente importante nesta etapa do projeto, dado que aplicou todos os esforços e recursos nesta adaptação e criação do conceito visual. Foram realizados vários estudos de persona, benchmarking, testes de usabilidade, entre outros, para garantir que tudo estava à imagem da Sara Carreira e que qualquer leitor seria positivamente impactado com o website e com as redes sociais da Associação da Sara Carreira.

Um site memorável, tal como a Sara

“O Coração a sua assinatura, o Sorriso doce a sua marca”
Sara Carreira

Tal como a Sara Carreira marcou a vida de milhões de pessoas, quisemos também nós marcar a diferença e tornar o website da Associação memorável.
Do ponto de vista de User Interface, a parte visual que os utilizadores podem observar quando navegam pelo website é apenas a ponta do icebergue de todo um processo de experiência que foi estudado anteriormente.
A Zyrgon trouxe padrões artísticos que contribuem exatamente para tornar o site memorável, tal como a Sara. Pelo facto de o conceito visual ser muito forte, estar bem integrado e totalmente alinhado com a missão da Associação e da própria Sara Carreira, as pessoas que visitam o site recordam-se dele pelas suas características e pormenores diferenciadores.
Uma das características de usabilidade que podemos destacar é, por exemplo, a navegação vertical do site. Este tipo de navegação é um padrão de usabilidade muito comum, mas podemos perceber que nos dias de hoje as marcas que se destacam são aquelas que trazem coisas diferentes ao que já existe. E foi isso que quisemos trazer para o site da Associação Sara Carreira: acrescentar valor.
Quando entramos no site da Associação, podemos observar o conceito de navegação de “tela a tela”. Isto significa que a Home do site apresenta uma tela fixa, sem scroll down, e a navegação é feita através dos botões (“Projetos”, “Parceiros”, “Embaixadores”, etc.) que se encontram à volta da moldura do site. A ideia é que o website funcione como uma espécie de quadro.

  • Um site user e mobile friendly

Nos dias que correm, os acessos dos utilizadores via dispositivos móveis ultrapassam significativamente os acessos via desktop (computador). Desta forma, ao desenvolver o site da Associação Sara Carreira, a equipa de UX e UI da Zyrgon teve em conta estas tendências e limitações e preocupou-se em tornar o site responsivo.
Como referimos anteriormente, o site foi desenhado sob um conceito de navegação de “tela a tela”, que se manteve consistente na versão mobile. No entanto, sofreu ligeiras alterações para que funcionasse corretamente em ecrãs mais pequenos, como os de smartphones.
Na versão mobile, trouxemos o menu para a parte inferior da interface, inspirado nas aplicações mais usadas do momento (ex.: Instagram) e não tanto nos menus habituais de um website (menus hambúrguer situados no canto superior direito). Isto torna o site mais acessível em termos de navegação e de fluxo de decisão e libertamos o topo do site, uma vez que o menu abre na lateral.

  • Preparado para ajudar quem quer ajudar

A secção de donativos e o fluxo de pagamentos foi uma das maiores preocupações no desenvolvimento do site da Associação Sara Carreira, que foi realizado em parceria com a Sibs. Esta é uma parte muito importante para qualquer associação como esta, que recebe donativos e apoios financeiros.
O User Experience Forms, que é a visão da experiência do utilizador em formulários, existem vários padrões de usabilidade e características que têm de ser levadas em conta. Foi então importante trabalhar esta secção para alinhar cada utilizador com o passo-a-passo do pagamento e facilitar esta ação.
Por exemplo, uma premissa do UX é simplificar e fragmentar a quantidade de dados que solicitamos a um utilizador num formulário como o de pagamento. Quanto mais fragmentada esta informação estiver, mais simples se torna para o utilizador avançar no processo.
A par disso, tal como em qualquer site com métodos de pagamentos incorporados, foi necessário um trabalho exaustivo e complexo de integração de APIs e o próprio site.

O caminho para chegar às Redes Sociais

1. Identificação das redes sociais
Nos dias de hoje é impensável uma organização não estar presente nas redes sociais, independentemente do setor e mercado em que atua. Mas antes de se avançar para a criação dos perfis e das contas nas redes sociais, é extremamente importante analisar e averiguar quais os canais que fazem sentido a associação, negócio ou marca estar presente.
Neste caso, a Zyrgon começou por identificar as principais redes sociais que fariam sentido para a Associação Sara Carreira estar presente, nomeadamente Facebook e Instagram.

  • O Facebook foi uma das primeiras opções a ser identificadas. Tendo em conta o elevado número de utilizadores ativos nesta rede social, com perfis, idades e características distintas, o conteúdo da Associação Sara Carreira poderia alcançar e impactar positivamente um range muito elevado de pessoas.
  • Já o Instagram foi um dos canais identificados como aquele em que a faixa etária para a qual a missão da associação se dirige está mais presente a mais ativa (crianças e jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos).

2. Definição dos objetivos das redes sociais
De seguida, identificamos os objetivos destas redes sociais, isto é, o que pretendíamos fazer e obter destes canais. Neste caso, os objetivos prendem-se com:

  • Brand awareness: levar e dar a conhecer a Associação Sara Carreira, os seus valores e a sua missão, a um elevado número de pessoas;
  • Criação de comunidade: criar comunidade forte, relevante e de valor para a Associação;
  • Credibilização do projeto: através da partilha de embaixadores.
  • Conversão: incentivando e mostrando ao público como é que podem ajudar a Associação Sara Carreira e, paralelamente, como é que se podem candidatar às bolsas de estudo Sara Carreira.

3. Desenvolvimento do conceito visual
O conceito visual das redes sociais da Associação Sara Carreira segue em linha com a identidade visual criada para o projeto, nomeadamente para o website. É uma linha clean, subtil, elegante, feminina e inspiradora. Tudo o que nos faz recordar a Sara Carreira e que representa o seu sonho e, agora, a missão da Associação à qual dá nome.

4. Criação de conteúdo de valor
Nesta fase, unimos o conceito visual à criação de conteúdo verdadeiramente útil, relevante, inspirador e compartilhável.
Num primeiro momento, identificamos os embaixadores e desenvolvemos os conteúdos para que pudessem ser partilhados nas redes sociais da Associação Sara Carreira e pelos próprios embaixadores nos seus canais digitais.

5. Lançamento oficial
Para o lançamento do projeto e das redes sociais, percebemos que não haveria melhor forma de apresentar ao mundo este projeto, que tão bem representa a essência da Sara Carreira, do que através da partilha de um vídeo realizado pela Associação Sara Carreira.
Este vídeo apresenta o projeto de uma forma breve e inspiradora, explica a sua missão, visão e objetivos, como é que funciona, entre outras informações muito relevantes para os utilizadores. Até à data, o vídeo conta com mais de 1 milhão de visualizações.

6. Gestão de comunidade
A Zyrgon é responsável pela gestão de comunidade das redes sociais da Associação Sara Carreira. O nosso papel é muito focado na interação com os seguidores, nomeadamente respondendo a todas as pessoas que chegam até nós, que enviam mensagens, que comentam os nossos conteúdos, entre outros.
A gestão de comunidade é fundamental para que uma rede social se torne um espaço agradável, útil, relevante e onde exista uma comunicação bilateral, isto é, de partilha. Para isso, é necessário perceber para quem estamos a comunicar, quem é a nossa audiência e o que esperam de nós, que dúvidas surgem, que conselhos podem passar, que histórias querem partilhar.

7. Análise e monitorização das redes sociais
A monitorização e a análise de resultados nas redes sociais são fundamentais para que todas as estratégias e metas definidas sejam alcançadas. Neste caso, é importante analisar cada rede social de forma individual e perceber se estão a ir ao encontro dos objetivos identificados.
A Zyrgon é também responsável por esta parte de análise e monitorização das redes sociais da Associação Sara Carreira. Neste caso, são analisadas regularmente todas as publicações e restantes conteúdos compartilhados em cada uma das redes sociais, o que permite ajustar em tempo real as estratégias. O que tem bons resultados mantém-se e aquilo que apresenta um bom desempenho abaixo do expectável é melhorado.

Outcomes
Atualmente, a plataforma conta com mais de 12 milhões de visualizações e também as redes sociais já apresentam ótimos resultados. Em menos de um mês, o Facebook da Associação Sara Carreira conta com mais de 60 mil seguidores e o Instagram supera a barreira dos 155 mil seguidores.
Tendo em conta as limitações de tempo, de conceito visual, do contexto em que este projeto se insere e de todos os desafios que a Zyrgon foi enfrentando ao longo do processo, criamos um produto final do qual toda a equipa se orgulha e que dá continuidade aos sonhos da Sara e à sua forma memorável de ser.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment