Actualidadeonde alojar o seu site

Como escolher o alojamento perfeito para o vosso site

o melhor alojamento para o seu site

Um dos momentos mais difíceis para quem está a construir a sua presença digital é a escolha do alojamento para a sua página ou loja online. Vamos ajudar-vos a perceber o que é que precisam, e sugerir um dos melhores serviços de alojamento do mercado.

Vão ver que é mais fácil do que encontrar um apartamento a um preço decente no centro da cidade.

O que precisam

Somos enormes defensores do auto-conhecimento. Quem se conhece a si mesmo sabe o que precisa para chegar ao seu destino. Podem achar isto um pouco esotérico mas na realidade estamos a ser pragmáticos. A primeira pergunta que devem fazer é “quem são?”

São uma pequena empresa, e querem ter uma loja online? Estão a contar crescer e alargar o site e as suas funcionalidades no futuro? Querem uma página web para produzir conteúdos? Precisam de funcionalidades especiais para o vosso site? A estrutura da vossa página é muito complexa e extensa?

Definam a vossa identidade e os vossos objetivos no presente e a médio prazo. Agora estão prontos para tomar as primeiras decisões.

Tipos de alojamento

O vosso site pode ser alojado de três formas diferentes:

  • Alojamento partilhado
  • Alojamento VPS
  • Alojamento dedicado

O alojamento partilhado é a opção mais usada em contas pessoais e websites muito simples com apenas uma ou duas páginas. São uma opção muito redutora em termos de recursos e que têm um número muito reduzido de visitas. Ideal para páginas pessoais, portfolios digitais, blogs.

O alojamento VPS (virtual private server ou servidor privado virtual) é a opção mais usada e mais em conta, especialmente porque é a ideal para páginas pouco complexas, que usam alguns recursos, mas que não têm um número muito significativo de visitas. Fácil de obter a preços competitivos, é ideal para o site da vossa empresa, loja virtual, comunidade online, ou para desenvolver diversos projectos dentro do vosso alojamento, com páginas em diferentes sub-domínios.

O alojamento dedicado disponibiliza todas as funcionalidades e recursos de um servidor, e poderão ser configurados à vontade e necessidades do cliente, sem restrições. Toda esta liberdade e potencial ilimitados têm um preço mais elevado, pelo que são usados apenas por empresas ou instituições com páginas complexas e necessidades técnicas acima da média.

Funções básicas

Quando olham para as descrições de pacotes, o jargão pode confundir mais do que ajudar. Mas há funções essenciais a ter em conta.

O cPanel é o painel de administração que dá acesso a grande parte dos parâmetros técnicos do vosso alojamento, desde a gestão de ficheiros às bases de dados. É o motor debaixo do capô e, como qualquer automobilista responsável, só deve mexer quem sabe o que está a fazer.

O email dedicado é fundamental para credibilizar a vossa identidade online. Uma conta de email personalizada com a vossa morada digital no fim é o vosso cartão de visita profissional.

A maioria dos servidores vem equipado com um instalador de software que permite instalarem rapidamente plataformas digitais para desenvolverem os vossos próprios projetos, ou experimentarem mais ferramentas.

Domínios

O vosso fornecedor de alojamento não só vos vai dar casa como também a morada. Incluído no pacote de alojamento deverá estar o vosso domínio, caso ainda não o tenham, e a possibilidade de o transferir para a vossa conta. O domínio certo identifica a vossa marca e dirige o público para o vosso negócio.

Descubram se o domínio que pretendem está disponível.

Plataformas dedicadas

Que tipo de site estão a construir? Existe sempre uma plataforma ideal para a vossa visão, mas há duas muito versáteis e poderosas para dois objetivos distintos.

 

WordPress

O WordPress é a plataforma de gestão de conteúdos mais famosa e usada da Internet e é fácil de perceber porquê. O WordPress é usado para objetivos tão distintos como blogs pessoais a jornais online, de portfólios profissionais a  sites institucionais.

Um bom fornecedor de alojamento tem a solução à medida para poderem usar o WordPress imediatamente e com as condições ideais para tirar o maior proveito desta plataforma.

 

Prestashop

E se o que necessitam é mesmo de uma loja online? Podem escolher o vosso alojamento em torno desta ideia, escolhendo um pacote dedicado de instalação e gestão de uma plataforma de e-commerce como a PrestaShop.

Usada por mais de 270 mil lojas virtuais, o PrestaShop foi desenhado para proporcionar uma experiência avançada e segura para negócios e utilizadores, com três objetivos em mente: desenvolver, personalizar e vender.

Comparem o PrestaShop com outras plataformas de e-commerce

 

Mas podem sempre instalar outras plataformas mais adequadas às vossas necessidades.

Fiabilidade

A função de um fornecedor de alojamento é manter tudo a funcionar, em linha, em segurança e sem complicações. E em caso de problemas, estar disponível para os resolver.

Todos os sites têm que ter um certificado SSL para poderem ser considerados seguros, por isso procurem sempre se está incluído. Um bom fornecedor oferece backups regulares e automáticos, manutenções frequentes e a possibilidade de upgrades, porque o vosso negócio vai crescer e precisar de mais funcionalidades.

E, por último mas não menos importante, deverá ter um bom apoio técnico que seja acessível e que compreenda as dificuldades do cliente. Alguém que entenda as vossas dúvidas e tenha as soluções, sem complicações.

Agora que já sabem o que precisam, podemos dizer com quem devem falar. A Lynne é a nossa parceira no alojamento dos nossos projetos e dos nossos clientes, e tem uma das ofertas de alojamento mais competitivas e de qualidade do mercado.

Desenvolvam o vosso projeto connosco, e deixem a parte técnica com eles. Temos tudo o que precisa num só lugar.

A vossa presença online começa aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment