Marketing Digitalidentidade de uma empresa

Porquê investir num blog?

Um blog é um componente fundamental na estratégia de comunicação digital de qualquer empresa. Muitas vezes ignorado e mal compreendido, há quem não perceba porque é que se deve investir num e entregá-lo a uma agência. Com um blog, uma empresa pode ser mais cativante e ter mais atenção e interação do que com anúncios na borda da página. Descubram porquê.   

Um blog mostra a identidade de uma empresa e define o seu público alvo, é a sua voz, é o lado humano que fala diretamente com os clientes que querem saber mais sobre o tema geral relacionado com o produto ou serviço que fornecem. Mostra a postura institucional da marca – mais descontraída ou formal – mas também o grau de conhecimento e reconhecimento das características e necessidades dos seus clientes.

Mas se o blog é uma demonstração da personalidade de uma empresa, vemos logo dois problemas possíveis: ou não tem uma, ou é má. Tem que ser bem feito.

Um blog bem feito – sem ser copy/paste de outros sítios, escrito para pessoas e não para algoritmos de motores de busca, mas com visibilidade de pesquisa – tem uma voz própria, é útil para quem o visita e mantém a página da empresa viva, dinâmica, e sempre com coisas novas para atrair novos clientes e fazer regressar os actuais. É original e apelativo.

Um texto bem construído, que seja útil para os utilizadores, leva a que passem mais tempo no espaço virtual da empresa. Se os potenciais clientes forem estrategicamente direcionados para os vossos produtos, podem converter esse tempo em vendas. E quem é o maior especialista num produto ou serviço? A empresa que os fornece.

escrever para blog

Um exemplo: as receitas culinárias em embalagens de produtos alimentares. Quem melhor do que um produtor de cous cous para ensinar como cozinhar pratos de cous cous? E na embalagem temos a ligação para a página oficial da marca, com mais receitas.

Quem vai lá parar por uma pesquisa não coloca “cous cous” na caixa de pesquisa, mas sim “receitas cous cous” ou similares. Um blog faz com que promovam o vosso produto não pelo que ele é, mas pela experiência que pode proporcionar.

Além de todas estas vantagens, conteúdos regulares, de qualidade, com autoridade e que apelam aos clientes, são mais facilmente partilhados nas redes sociais, atraindo mais tráfego para a página da empresa. E quantas mais ligações e referências houver, mais visibilidade orgânica se tem nos motores de pesquisa.

Isto permite chegar a novos públicos, que nem sabem que a empresa existe: são pessoas que querem resolver um problema e pesquisam pela solução. O blog da empresa dá a solução e o que é preciso para a aplicar. Estabelecendo-se como referência na sua área de especialidade, gera uma audiência própria, interessada nos assuntos da empresa, que se mantém no espaço virtual da empresa que é a página.

Podem pensar que escrever é fácil, mas juntar palavras para criar uma personalidade cativante é um trabalho especializado. Mas é para isso que cá estamos.

A Zyrgon aplica estas e outras ideias na criação de conteúdos regulares para alguns dos nossos clientes. Por exemplo, trabalhamos com o Salão Musical de Lisboa, uma loja de instrumentos musicais com várias décadas que criou a sua presença digital com uma loja online.

Os conteúdos produzidos acumulam visitas ao longo do tempo, o que reflete uma boa longevidade, trazendo novos utilizadores que pesquisam por questões relacionadas com música e que são abordadas no blog. Os que conhecem e gostam dos textos vão regressando para ver os novos conteúdos, fidelizando-os. Nos resultados que interessam à empresa: mais visitas resultam numa maior conversão em vendas.   

Criar conteúdos apelativos, que definam a identidade de uma empresa e que fale aos clientes é um trabalho especializado e que merece investimento. Na Zyrgon produzimos conteúdos que se enquadram na estratégia e personalidade das empresas, com qualidade.

Falem connosco para saberem como vos podemos dar a voz certa.