Criado especialmente para hotelaria, o Google Hotel Ads é uma plataforma que ajuda hotéis a conseguir mais visibilidade, mais interessados e mais reservas. Saiba mais.

Aquilo que um hotel, um resort ou uma pousada mais espera do digital é conseguir ganhar visibilidade para chegar a mais potenciais clientes e, assim, fechar mais reservas.
E estas necessidades ganham maiores proporções num momento em que toda a economia e o setor hoteleiro tentam recuperar de uma pandemia mundial que agitou o planeta a todos os níveis.
Para responder a esta demanda, a Google lança mais uma plataforma. Mas, desta vez, pensada para ajudar especificamente unidades hoteleiras. Estamos a falar do Google Hotel Ads.

Google Hotel Ads: o que é e para que serve?

O Google Hotel Ads acaba por simplificar a jornada dos utilizadores na procura por um local para dormir ou passar férias. Simplifica ainda a forma de os anunciantes chegarem mais rapidamente a esses utilizadores.

Se pensarmos bem, tudo começa com uma breve pesquisa, tal como “hotéis em Lisboa”. Daqui os utilizadores são enviados para uma lista de resultados do Google que inclui não só hotéis e outras opções de alojamento, como agências de viagens, plataformas como o Booking ou o Airbnb ou até blogues sobre viagens. Quando tudo o que um utilizador precisa é de meia dúzia de opções para poder escolher e comparar preços.

E é aqui que o Google Hotel Ads entra: num único local, esta ferramenta reúne e disponibiliza aos utilizadores informações relevantes sobre reservas de hotéis e de outros estabelecimentos de alojamento local. Estas informações surgem em formato de anúncios, acima dos resultados normais da pesquisa orgânica, no Google Maps e no Google Assistant.

Como funcionam os anúncios do Google Hotel Ads na prática?

Os anúncios do Google Hotel Ads funcionam de forma semelhante à publicidade online do Google Ads. A grande diferença é que este canal foi desenvolvido especialmente para hoteleiros e OTAs. Isto significa que os clientes passam a poder reservar uma estadia ou umas férias diretamente com o hotel através da página do Google.

Depois de uma pesquisa como “Hotel Lisboa”, por exemplo, o Google Hotel Ads apresenta ao utilizador os anúncios de uma série de hotéis em Lisboa (incluindo preços, localização e disponibilidade), acima dos resultados orgânicos.

Sob o ponto de vista técnico, depois desta pesquisa, o algoritmo do Google começa a trabalhar e cria uma página de resultados em que são apresentados sites e outros recursos que podem ajudar o utilizador a encontrar respostas.
Em simultâneo, o algoritmo do Google Hotel Ads executa um leilão. Os anunciantes (neste caso, hotéis que anunciem pelo Google Hotel Ads) fazem “lances” para ganharem mais destaque nesses resultados apresentados, através dos anúncios do Google Hotel Ads.
Ou seja, os anunciantes qualificados competem por um lugar na página de resultados de pesquisa e os “vencedores” aparecem nesta página identificados com um adesivo “Anúncios”.
Quando um utilizador vê estes anúncios, a probabilidade de realizarem uma ação (por exemplo, clicar em reservar) é muito mais elevada do que através de um resultado orgânico.

 

Porque devo anunciar com o Google Hotel Ads?

Antes de mais, para quem procura desenvolver uma estratégia de Customer Centric, o Google Hotel Ads pode ajudar a pôr essa ideia em prática. Como? Basta pensarmos que esta ferramenta foi desenvolvida com base na análise comportamental dos utilizadores quando estes procuram por hotéis. Começam por pesquisar no Google, gostam de saber de imediato informações como preço, localização e disponibilidade das opções, comparar preços, etc.

Com o Google Hotel Ads, um utilizador pode…

  • Fazer reservas mais diretas e rápidas quase sem sair da primeira página do Google
  • Encontrar as melhores opções de hotéis num determinado local (ex.: Lisboa)
  • Organizar os resultados por categorias como “Com melhor classificação”, “Opções de Orçamento”, “Ofertas Especiais”, “Estadias de Luxo”, etc.
  • Comparar rapidamente preços e localização das diversas opções sugeridas
  • Ver de imediato outras informações relevantes tais como as comodidades e serviços do hotel (Wi-Fi gratuito, pequeno-almoço incluído, etc.)

Para um Hotel, isto significa:

  • Mais visibilidade, mais reservas e vendas mais rápidas
  • O hotel aparece em primeiro lugar no ranking de pesquisas do local em questão
  • Apresenta todas as informações relevantes sobre o seu hotel
  • Pode criar pacotes de reservas diferenciados (ex.: pequeno-almoço incluído)
  • Otimiza o acompanhamento de conversões (reservas) e a gestão de orçamento alocado aos canais digitais, nomeadamente a anúncios
  • Ganha visibilidade em todas as plataformas Google: resultados de pesquisa, Google Maps, Trips, etc.

Como posso usar o Google Hotel Ads no meu negócio?

Para começar a publicitar o seu hotel no Google Hotel Ads deve registar-se no Google My Business (LINK PARA O ARTIGO SOBRE GOOGLE MY BUSINESS) e preencher todos os campos com a informação correta sobre o seu negócio.

De seguida, deve disponibilizar 3 tipos de feed:

  1. Feed de Acomodações: com todas as descrições dos quartos e instalações do Hotel.
  2. Feed de Preço e Disponibilidade: indicando a tabela de preços e taxas e o calendário de disponibilidade;
  3. Feed do Motor de Reservas: que é o canal de reservas de quartos e acomodações.

A criação destes feeds implica um conhecimento técnico especializado, pelo que deve recorrer a um profissional ou a uma agência com experiência nesta matéria.

A Zyrgon conta já com vários anos de know-how na implementação e desenvolvimento de estratégias digitais neste setor, tais como a criação motores de reservas próprios para hotéis, criação de anúncios nos motores de pesquisa, como o Google, ou o alojamento de websites, com ótimas reviews dos nossos clientes.

Relaxe e faça a sua reserva connosco!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment