Estratégia Digital

Hotéis – as vantagens de ter um motor de reservas próprio

O alojamento turístico no nosso país está a ter a maior procura de sempre, e a concorrência entre unidades hoteleiras de todas as escalas nunca foi tão grande. Com a ajuda de OTAs, (Agências de Viagens Online) os turistas conseguem encontrar o melhor sítio para ficar ao melhor preço, sem saírem da mesma aplicação ou site.

Toda a gente fica a ganhar, certo? Mais ou menos. A parceria com as OTAs é extremamente vantajosa para a indústria hoteleira, mas vem com um preço, que são as comissões elevadas que as agências praticam pelas reservas que efectuam através das suas plataformas.

A melhor forma de evitar essas comissões e obter um melhor retorno financeiro é dar a oportunidade aos potenciais clientes de reservarem a sua estadia diretamente com o hotel, integrando um motor de reservas na sua página.

O que é

Um motor de reservas é um mecanismo que permite aos utilizadores pesquisarem no site da unidade hoteleira a disponibilidade de quartos para o período de tempo pretendido e convertê-lo em venda.

Apresenta o que o hotel tem ao dispor dos seus hóspedes, do alojamento às comodidades e serviços que podem incluir na sua estadia, e permite a realização da compra na hora.

motor de reservas directo

Vantagens

Colocando esta ferramenta ao dispor dos utilizadores estão a ir ao encontro da atitude proativa que a maioria deles utiliza nas suas compras online. Os consumidores procuram e adquirem os seus produtos e serviços, e gostam de fazer isso, especialmente se essa atitude lhes proporcionar as condições que desejam ao melhor preço.

Um motor de reservas simplifica o processo de aquisição, por ser prático e imediato, sem recorrer a intermediários e eliminando os riscos de overbooking, permitindo uma melhor gestão da unidade.

As unidades hoteleiras, para além de contornarem as comissões das OTAs, conseguem assim estabelecer uma relação mais direta com os clientes, conhecendo as suas preferências e recolhendo dados que poderão ser úteis para detectar padrões de consumo, tipos de cliente e nichos de mercado.

Como retirar o máximo proveito

Os motores de reserva são, para além de uma ferramenta de comércio eletrónico, uma excelente ferramenta de marketing. Utilizando a informação recolhida nos processos de conversão, completados ou não, podem desenvolver novas estratégias de promoção das unidades hoteleiras.

Alinhando o motor de reservas com campanhas de promoção digitais, os utilizadores podem ter acesso a códigos de promoção para ofertas diferenciadas. Um Ad programado para surgir em pesquisas relacionadas com casamentos, pode oferecer um pacote lua de mel a esse mercado específico que são os recém casados, por exemplo.

O motor de reservas é o CTA (Call To Action) máximo, porque incentiva à compra através do próprio processo de compra, em que o resultado final é uma experiência real. A sua integração nos conteúdos de promoção do hotel é fundamental para que possam captar os utilizadores e convertê-los em hóspedes.

Exemplo

O Solplay, um cliente Zyrgon, usa um motor de reservas desenvolvido por nós e que integra com a Omnibees – uma das maiores plataformas mundiais de distribuição hoteleira, em que os clientes têm acesso não só às datas e tipologias de alojamento disponíveis, como a uma oferta de pacotes complementares e serviços extra.

Com um processo de seleção muito simples e direto, os utilizadores que recorrem ao motor de reservas integrado têm acesso às melhores tarifas e a serviços exclusivos visíveis apenas através desta ferramenta, permitindo uma personalização mais afinada da sua experiência durante a estadia.

E o negócio de qualquer hotel é proporcionar a melhor experiência aos seus hóspedes, fazendo-os sentir melhor do que se estivessem em casa.

A Zyrgon tem experiência na implementação e desenvolvimento de motores de reservas próprios para hotéis e também no alojamento de sites, com óptimas reviews dos nossos clientes.

Durma sossegado. Faça a sua reserva connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment