O Instagram Stories é uma ferramenta valiosa para qualquer negócio. Saiba como criar uma estratégia que transforma seguidores em embaixadores da sua marca.

Não restam dúvidas de que o Instagram é a rede social do momento. É dinâmico, descontraído, está em constante evolução e oferece uma série de funcionalidades e ferramentas muito úteis, especialmente para empresas. Uma delas é o Instagram Stories.

Os dados falam por si

Para compreender o potencial do Instagram Stories para as empresas, é necessário analisar os dados que existem sobre esta rede social e, em particular, sobre esta ferramenta.
Por mês, mais de um bilião de pessoas usa o Instagram. A média de tempo que cada utilizador passa no Instagram ronda os 30 minutos por dia e, para mais de 500 milhões de utilizadores, este tempo é passado a interagir com utilizadores e marcas no Instagram Stories.
Perante estes dados, podemos concluir que se abre aqui mais uma janela de oportunidade para qualquer empresa ou marca. Ou seja, podem aproveitar as histórias para envolver os clientes e criar experiências de compra mais envolventes. Para isso, basta compreender esta ferramenta e criar uma estratégia que realmente funcione.

Instagram Stories: de seguidores a clientes

Um dos maiores desejos que qualquer empresa que marque presença nas redes sociais tem é transformar seguidores em clientes. E como é que o Instagram Stories pode ajudar a concretizar este sonho? Na verdade, as histórias do Instagram são uma ferramenta que trabalha numa fase intermédia a avançada do funil de conteúdo. Mas o que é o funil de conteúdos?

O Funil de Conteúdos aplicado ao Instagram

O funil de conteúdos pode ser dividido em 3 grandes partes: topo, meio e fundo.
No topo do funil, o conteúdo partilhado por uma marca deve ter como objetivo de atrair novos seguidores e potenciais clientes, uma vez que estamos a comunicar para pessoas que acabaram de chegar ao perfil e ainda não conhecem a marca. No meio de funil, o objetivo passa para a retenção de seguidores/público que já interage com a marca. Já no fundo do funil, o foco está na conversão.
Seguindo esta lógica, no topo de funil devemos criar e partilhar conteúdo de fácil consumo e altamente compartilhável, para chegar a mais pessoas rapidamente. Isto pode ser feito através de Reels, dicas rápidas, truques úteis, etc.
No meio de funil, uma vez que procuramos fidelizar as pessoas que já nos seguem, o conteúdo a partilhar passa para conteúdo de valor. Alguns exemplos são os tutoriais, as Lives e, acima de tudo, os Instagram Stories. Como vimos, é aqui que a grande maioria dos utilizadores passa o seu tempo e interage com marcas e pessoas que já acompanham.
No fundo do funil o conteúdo que ajuda a converter seguidores em clientes, passa muito por feedbacks, provas sociais (mostrar resultados obtidos) e conteúdo mais focado na venda. Nesta última etapa os Stories do Instagram também podem ajudar.

Comunicar no Instagram Stories: como, quando e com que frequência?

Não existem fórmulas milagrosas para que uma estratégia de Instagram Stories funcione e transforme seguidores em clientes. No entanto, existem algumas guidelines que qualquer profissional poderá seguir, nomeadamente:

Sugestões de conteúdo para reter e converter no Instagram Stories

Divida o seu conteúdo entre conteúdo técnico, de humor, de prova social, de venda, de lazer (sondagens, perguntas, jogos…) ou até motivacional, intercalando-os de forma a tornar os seus Instagram Stories mais dinâmicos e interessantes para o target.
Deixamos alguns exemplos práticos:

  • FAQs relacionado com a marca, a oferta da empresa, serviços, a equipa…
  • Mostrar eventos, palestras, parcerias, convites, etc…
  • Fazer perguntas e sondagens para obter mais informação e interação por parte de quem está do outro lado
  • Mostrar o behind the scenes do negócio
  • Reforçar partilha de produtos/serviços ou a subscrição da newsletter
  • Partilhar artigos de blog ou “reciclar” conteúdo do feed
  • Fazer Quizs, Jogos…
  • Partilhar produtos de afiliados…

Quando publicar e com que frequência?
Publicar Instagram Stories faseadamente, isto é, ao longo do dia, gera muito melhores resultados do que publicar uma série de conteúdos de forma massiva e seguida. Isto porque aumenta o tempo de exposição e a visibilidade do perfil da empresa. Por isso, não publique tudo de uma vez.
O ideal é publicar entre cerca de 20 a 40 Instagram Stories por dia, todos os dias. Há ainda quem opte por publicar consoante o número de seguidores, nomeadamente:

  • Até 5 mil seguidores: 5 a 10 vezes por dia
  • De 5 a 100 mil seguidores: 5 a 10 vezes por dia
  • Mais de 100 mil seguidores: de 3 a 5 vezes por dia

As empresas têm em mão uma ferramenta gratuita e poderosa: o Instagram Stories. Esta funcionalidade do Instagram permite reter e aproximar as marcas dos seguidores de uma forma mais natural e espontânea.
Agora basta por estas dicas e sugestões em prática. Se precisar de apoio e aconselhamento profissional para criar uma estratégia forte nas redes sociais, a Zyrgon sabe como chegar às pessoas certas para a sua marca. Entre em contacto com a nossa equipa!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment