Monitorização de redes sociais: sabem o que dizem da vossa marca?
Sabem o que dizem de vocês nas redes? Aproximem-se, nós sabemos. Mas temos que explicar como é que nos chegou aos ouvidos.
A vossa marca tem uma identidade definida e uma presença forte. Tem impacto e cria ondulação à medida que passa a sua mensagem para os seus públicos que navegam nas redes sociais. A vossa comunicação gera leads, as vendas acontecem.
Mas uma presença marcante também gera reacções, opiniões, comentários. Podemos ignorar o que os nossos públicos dizem sobre a nossa marca e a concorrência, ou então podemos ouvir com atenção e aprender com isso. É aqui que entra a Monitorização de Redes Sociais, a nossa fonte de informação sobre as marcas.
O que é
A Monitorização de Redes Sociais é a actividade de recolher a informação gerada pelos utilizadores sobre a vossa marca, produtos e concorrência, em redes sociais ou outros canais online.
O primeiro passo é observar o que se passa no vosso terreno, para saberem o que é que as pessoas acham de vocês e dos vossos produtos e serviços. Pode ser feito em dois níveis:
- um mais superficial em que se analisam os conteúdos diretamente associados à comunicação da marca: comentários no site e nas redes sociais da marca, nas partilhas desses conteúdos, no feedback e na comunicação direta dos utilizadores através dos canais da empresa.
- É a forma mais simples de monitorização e limita-se a um nível reactivo e de primeira instância.
- um mais aprofundado em que são monitorizados conteúdos relacionados com o tópico geral da vossa atividade: se vendem material de jardinagem podem analisar páginas dedicadas ao tema, em busca de informação relevante e reveladora, que indique quais as necessidades e problemas dos utilizadores dos vossos produtos ou da concorrência.
- Analisa os resultados da atitude proativa dos utilizadores em criar conteúdos próprios, em canais para além dos canais da marca, sem terem necessariamente que a referenciar.
Para marcas que querem crescer, é preciso ir um pouco mais além, e passar para a análise compreensiva do ecossistema em que vivem. Se até aqui estávamos apenas olhar para as árvores e a ouvir os passarinhos, agora vamos ter que estudar as relações que existem entre as várias espécies, como coexistem e competem entre si, e como é que podem sobreviver e prosperar no meio delas.
Primeiro analisamos os comportamentos da marca e as suas consequências:
- que tipo de conteúdos são criados e quais resultam melhor?
- qual o alcance dos conteúdos nos diferentes canais?
- qual o volume e tipo de reacções obtêm?
Vídeos explicativos no YouTube geram mais interesse do que posts no Facebook? Quem atingem? Os conteúdos são utilizados para o objectivo inicial para que foram criados? Responder a estas questões ajuda a perceber a atitude da marca e os seus resultados.
Depois, analisamos a concorrência. Isto dá-nos ideia do posicionamento da vossa árvore na floresta. Desculpem, da vossa marca no quadro geral do mercado em que estão inseridos.
- onde estão, o que publicam, quantas vezes publicam e em que formatos?
- que reacções obtêm?
- que personalidade demonstram ter?
- onde falham, onde é que acertam e porquê?
Mais informação = melhor acção
Agora que sabem como sabemos o que eles sabem, o que é que vamos fazer em relação a isso?
As vantagens de se conhecerem as consequências das acções da vossa marca e da concorrência são muitas. A Monitorização de Redes Sociais é uma ferramenta estratégica muito útil para transmitirem a imagem correta da marca e dos vossos produtos, e resolver qualquer reacção negativa no imediato e ajustar o plano de comunicação para atingir os vossos objectivos.
Uma melhor consciência da percepção pública da vossa marca pode ajudar a descobrir novos nichos que ainda não tinham imaginado, em grupos demográficos e geográficos não contemplados na estratégia inicial.
Ajuda-vos a refinar a vossa comunicação, os formatos em que é produzida e a definir melhor o investimento para cada um dos vossos canais. É importante para analisar o feedback direto, usando o positivo na promoção da marca e o negativo na correcção de falhas.
Com monitorização podemos analisar a estratégia de comunicação corrente e a prever os resultados de investimentos futuros. Da simples observação passamos à previsão, que é o mesmo que dizer que passamos da reação para o planeamento.
E quem está atento no presente irá usufruir mais do futuro. Falem connosco, estamos à escuta.