ActualidadeMarketing Digitalimportância do SEO no website

O que é SEO e por que é importante para o meu site

SEO é uma expressão usada por muito como se fosse uma palavra mágica num ritual secreto. Para nós aqui na Zyrgon, é um processo. SEO significa Search Engine Optimization que, na nossa língua, significa otimização para motores de pesquisa.

Ou seja, fazer com que os websites tenham as condições para serem indexados e posicionados da melhor forma possível nos resultados de pesquisa.

Para compreenderem o processo, temos que conhecer os diversos intervenientes: o motor de pesquisa, o utilizador, e a página.

google motor de pesquisa

Motor de pesquisa

Os motores de pesquisa estão entre o arquivista e o detetive preguiçoso num mau romance policial. Quando um utilizador tem uma dúvida, escolhe um conjunto de palavras que fornece ao arquivista/detetive, que nos apresenta os sites onde poderá estar a resposta.

As páginas que tiverem a melhor correspondência ao nosso inquérito aparecem primeiro.

O lado arquivista cataloga todas as páginas usando elementos relevantes da estrutura dos websites. O lado detetive deduz, a partir do inquérito do utilizador e do seu perfil, quais as respostas mais relevantes. Mas como é preguiçoso, produz páginas e páginas de resultados, apresentando os que acha mais relevantes para o utilizador primeiro.

Só o tiramos da cadeira quando vamos à página inicial do Google, colocamos a nossa questão, e carregamos num botão que diz “I’m feeling Lucky”.

É preciso dizer que existem mais motores de busca para além do Google, e que todos seguem as mesmas práticas, mas o Google é o gigante da Internet e o site mais visitado da Internet. Se o referirmos como “O” motor de pesquisa, é porque nenhum tem tanta influência como ele.

Utilizadores

Todos os utilizadores são diferentes, e existem diversos parâmetros que influenciam a ordem dos resultados, disponibilizados pelos seus hábitos de navegação. Faz parte das artes SEO saber qual é o perfil geral dos utilizadores alvo e que expressões usam para encontrar o vosso site.

Um factor importante é a localização geográfica. Não vale a pena disponibilizar uma página de um negócio localizado do outro lado do mundo, que não vende para este. Também é preciso ter em conta a(s) língua(s) que o utilizador domina, não só para perceber que termos usa para fazer as suas questões, mas também para definir a construção das páginas. Mas já falamos sobre isso.

utilizadores google motor de pesquisa
páginas web

Páginas web

Como é que os motores de pesquisa sabem que páginas têm as respostas certas? Há um conjunto de algoritmos que as visitam, analisam elementos específicos, desde o domínio aos títulos, dos conteúdos em texto às imagens, da informação visível à meta-informação (disponível só para eles), para depois as catalogar e classificar.

Para facilitar o trabalho aos algoritmos é preciso saber construir as páginas, para que sejam funcionais na recolha de informação, com todos os elementos valorizados pelos algoritmos.

Conteúdos bem pensados ajudam a que as páginas surjam em resultados mais específicos e dirigidos para o seu público alvo. E por público alvo queremos dizer clientes.

Por exemplo: “frango” poderá apresentar resultados para avicultura, futebol ou churrasqueiras. Mas como a pesquisa deverá ser algo mais preciso, como “frango churrasco Alcântara”, a página deverá conter esses termos, e não só. Há também quem procure por frango assado. Desde que o negócio forneça, terá que fazer parte da página.

E, voltando atrás, as hipóteses de alguém dar com essa página se colocar “barbecue chicken Alcântara” se não tiver uma versão nesse idioma são baixas.

Leitores humanos

Só que não podemos criar páginas apenas com palavras chave para algoritmos. Acima de tudo, os conteúdos são feitos para humanos. Os motores de pesquisa favorecem os bons conteúdos, que prendem a atenção e promovem a partilha. Se chegaram até aqui e partilharam, obrigado.

Têm é que ser construídos com atenção aos dois leitores: os digitais e os orgânicos. Leiam o primeiro parágrafo deste artigo e pensem nas pesquisas que podem trazer utilizadores cá, ou lembrem-se da vossa, se apanharam o expresso da Google.

Favicon Zyrgon Portugal

O quinto elemento

O quinto elemento somos nós. Analisamos o negócio e as palavras chave associadas aos seus produtos e serviços, investigamos e definimos o perfil dos utilizadores alvo, construímos o website com todos os requisitos exigidos pelos algoritmos de indexação dos motores de pesquisa, e preenchêmo-lo com as palavras certas para os leitores.

O que é que ganham com isso? Visitas, dos clientes que precisam de um negócio como o vosso.

Se querem que o vosso website seja o destino de quem está à procura, falem connosco.

2 Comments

    • Hi Marcelino,

      We are using WordPress that is one of the most flexible open source platforms for website development. If you’re looking for a good CMS with excellent support and multiple features this is one of our top choices. If you need any suggestions for a website you want to build feel free to contact our team.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment