Estratégia DigitalMarketing Digitallanding page o que é

O que é uma landing page e para o que serve?

Sabem o que é uma landing page e para que serve? Se têm vergonha de perguntar, cliquem no botão verde para receberem a resposta no vosso email.

OK, não há botão verde, mas mantenham essa ideia presente ao longo deste artigo.

O que é uma landing page?

É tudo isto:

  • É uma página web que serve de ponto de entrada para uma secção específica de um site;
  • É uma página web que motiva os visitantes a efectuar uma acção – compras, subscrições, contatos (o famoso CTA – Call To Action);
  • É a página que converte visitas em leads;

É onde os vossos visitantes aterram vindos da newsletter, de um pop up ou de um anúncio digital e são recebidos com uma proposta de acção imediata.

Como identificar uma landing page?

É uma página com um botão tamanho XXL e/ou um formulário, acompanhados de um texto que apela ao clique no botão e/ou ao preenchimento do formulário para gerar uma acção (compras, subscrições, contactos):

  • O nosso produto está ao melhor preço de sempre até ao final do dia. RECEBA O SEU DESCONTO AGORA
  • Temos ideias fantásticas para o seu negócio e queremos partilhá-las exclusivamente consigo. ASSINE A NOSSA NEWSLETTER. GRÁTIS!
  • As melhores práticas de comunicação digital num ebook fácil de ler e sem complicações. DESCARREGUE AGORA.

ou:

Sabem o que é uma landing page e para que serve? Se têm vergonha de perguntar, cliquem no botão verde para receberem a resposta no vosso email.

O tamanho de letra também costuma ser em XXL, daí as maiúsculas.

O design da landing page segue a mesma identidade visual da marca, mas com um mínimo de elementos, que dirigem o utilizador para a acção que queremos que ele tome: comprar, inscrever-se, subscrever.

“Olá, façam isto já para ter aquilo em troca agora. Basta clicar.”

Ou

“Definam X para obter o resultado indicado para vocês”, sendo que “X” é umn parâmetro: género, idade, localização, peso, preferência clubística, etc. Podemos adicionar “Y” e “Z” para uma maior personalização.

O objetivo é ser simples e imediato, na apresentação e na interação.

Modo de usar

Por esta altura já perceberam para que serve a landing page e as suas características básicas. Mas quando usá-las e como?

A landing page não faz parte da estrutura do website, é uma unidade autónoma, criada para ocasiões e acções específicas.Não os confundam. Por isso, tem que ser enquadrada na estratégia global da vossa comunicação digital. A sua construção tem um objetivo claro e único.

E é aqui que acontece um equívoco muito comum. A função de uma landing page é resolver um problema do utilizador ou satisfazer-lhe uma necessidade. O foco está nele, e não no vosso produto ou serviço.

 

Por exemplo:

O utilizador está à procura do melhor alojamento para o seu site (problema). A informação está presente na página web do fornecedor de alojamento (solução), mas são apresentados todos os pacotes disponíveis, com a sua descrição técnica. É complicado e o utilizador não sabe qual das soluções é a mais adequada.

Uma landing page possível teria um mini questionário para definir se o utilizador precisa de alojar um blog pessoal, uma loja online, uma aplicação, uma página institucional complexa, ou uma plataforma específica. Depois de escolhida a opção, forneciam o email para receberem na caixa de correio a solução ideal para as suas necessidades (lead).

A função da landing page é promover a acção do utilizador, para que possam apresentar a solução adequada ao seu problema.

Há quem ache que é um formato de página web, mas é mais do que isso: é o caminho direto para a solução de uma questão prática e imediata, desenhada de forma apelativa. Podem estar ativas dois dias ou dois anos, mas têm um propósito definido nas campanhas.

O sentido da landing page é prático. Não é a teoria sobre o problema, mas como pode ser resolvido. Uma landing page eficaz tem em conta os objectivos, a voz e a identidade da marca, as necessidades do cliente.

 

“O que é uma landing page e para que serve? (acrescentar imenso texto a explicar)” Não. Isso é um artigo de blog, que tem essa função explicativa. Que tal (acrescentar botão grande e grafismos adequados):

“Convertemos visitantes em clientes, numa só página. Descubram como.”

A sério, descubram como podemos fazer da vossa landing page a pista de aterragem que fará o vosso negócio levantar voo. Falem connosco. Não há botão verde, mas temos este link.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment