Social MediaGestão de social media

Olá, nós somos a Zyrgon e é assim que gerimos redes sociais

Os nossos clientes colocam-nos regularmente algumas questões quando chegamos à parte da gestão de redes sociais. Vamos partilhá-las convosco e as respostas também, para que saibam que gerir a presença de uma marca nas redes é mais do que botar likes e ver gifs o dia inteiro. De gatinhos. Nós gostamos de gatinhos também, mas só os usamos quando se justifica. Como agora.

redes sociais é mais do que ver gatinhos o dia todo

Agora que tivemos este momento fofo, vamos esclarecer as vossas dúvidas.

“Podemos publicar alguns conteúdos quando acharmos oportuno, apesar de vocês assegurarem a gestão das redes sociais?”

Alguns clientes gostam de pôr as mãos na massa, e isso é sinal de que estão interessados em fazer parte da conversa com os seus seguidores. Só que, às vezes, desviam-se da personalidade e da estratégia delineadas connosco, quebrando a coerência no tom estabelecido para a marca.

A presença nas redes sociais faz parte de uma estratégia relacional, para criar empatia com o vosso target. Manter uma única voz é essencial para construir a identidade e captar a atenção da comunidade e é tão importante como ter uma voz única. Se várias pessoas publicarem na mesma rede social, cada uma ao seu estilo, a construção da identidade da marca fica comprometida porque confunde os vossos seguidores. É bom mostrar a vossa personalidade multifacetada, mas vamos evitar as personalidades múltiplas.

A melhor opção nestas situações é mesmo partilhar connosco a informação que gostariam de publicar. Nós afinamos a comunicação, damos-lhe o estilo adequado e entramos no tempo certo para o fazer. Mesmo que seja um coro, é importante soar a uma só voz.

Como é que faço para conseguir alcançar rapidamente mais seguidores do que a minha concorrência?

As redes sociais são o ecossistema perfeito para criar e dar a conhecer a vossa marca e identidade, incentivando a fidelização e o estabelecimento de vínculos entre as marcas e os seus clientes. Apesar de algumas agências seguirem a prática de comprar seguidores, nós não a aconselhamos. Não faz muito sentido comunicar com pessoas que não são reais e que não se identificam com a marca. Queremos ter um público real, não um grupo de amigos imaginários.

A nossa recomendação é que continuem a passar a vossa mensagem com credibilidade, sem pressas, e apostar em conteúdos interessantes e relevantes. Não estejam por estar, façam por ser presentes. Se forem ativos e interativos será mais fácil ganharem notoriedade, projeção e alcançar mais seguidores.

Lembrem-se: nenhuma relação se constrói da noite para o dia, mas uma vez criada vão ter os clientes mais fiéis do vosso negócio: os que vos acompanham em todos os momentos.

Posso estar nas redes sociais e recusar críticas ou comentários nas minhas publicações?

As redes sociais são o que há de mais parecido à vida de pirata: cada abordagem pode provocar danos, pelo que é preciso saber como reagir.

É inevitável receber críticas ou comentários menos simpáticos nas publicações. As redes sociais são um espaço público, um lugar de partilha de imagens, vídeos, notícias, e também de opiniões. Que nem sempre são favoráveis.

O mais importante é conhecerem a vossa empresa, terem a consciência dos pontos fortes a valorizar, mas também das fragilidades e dos pontos a melhorar. Assim, será mais fácil agir rapidamente. Quanto mais rápido responderem, mais rápido estarão a gerir o problema. Devem aceitar a opinião, assumir uma atitude dedicada e de colaboração, e agradecer a partilha, independentemente de ser positiva ou negativa.

Na Zyrgon, vemos qualquer comunicação como uma oportunidade para construir laços com os utilizadores e fortalecer a identidade das marcas com que trabalhamos. Não estão abandonados no meio do oceano. Nós somos a vossa escolta.

Com que frequência devo dar resposta aos meus seguidores?

O mais rápido possível! Ok, velocidade não é frequência, mas essa é a resposta certa. Se os nossos seguidores nos colocam questões é porque conseguimos captar a sua atenção. Por isso, quanto mais rápido lhes responder, melhor.

Por outro lado, ter o seu feedback é muito importante para melhorarmos a nossa comunicação. Se vários utilizadores vos perguntam no Messenger qual é o vosso horário, isso poderá querer dizer que a informação não está suficientemente explícita. É claro que na Zyrgon nunca deixaríamos escapar um pormenor desses, mas é uma indicação de que algo não está bem.

E se não podem monitorizar sempre as vossas mensagens, podemos aplicar mecanismos que estão permanentemente de plantão para esclarecer quem vos visita.

Quantos posts devo publicar por semana?

Como com qualquer produto de qualidade, deverá ser consumido em doses moderadas, para evitar consequências nocivas. Devemos publicar regularmente e de forma consistente, sem saturar os nossos seguidores.

O número ideal de posts tanto no Facebook como no Instagram depende do tipo de objetivos da marca e do tipo de conteúdos: um evento específico poderá ser partilhado como uma Story, permitindo criar uma sequência com vários momentos. Desta forma não se sobrecarrega nem a grelha do Instagram, nem o feed de notícias do Facebook.

O Dr.Zyrgon diz que uma publicação por dia dá interação e visibilidade, mas não enfastia.

os nossos seguidores devem ser os nossos clientes

Em que redes sociais devo investir? Facebook ou Instagram?

Depende do tipo de negócio, dos seus objetivos e do público alvo. O Instagram cresceu rapidamente e é muito popular entre os públicos mais jovens. É uma rede social muito mais visual, por ter como objetivo inicial a partilha de vídeos e fotos, com grandes oportunidades de engagement, tendo uma taxa de interação superior ao Facebook. O Facebook é o líder absoluto em número de utilizadores a nível mundial, mas nos dias de hoje, está mais direcionado para a publicação de notícias e eventos. O ideal será investir em ambas as plataformas e adequar cada uma ao seu propósito.

Que formas tenho de promover o meu negócio e converter os meus seguidores em clientes?

O vosso (nosso) objetivo é dar a conhecer a vossa marca e os vossos produtos. Nós ajudamo-vos a escolher as ferramentas certas para o fazer, e há muitas à disposição.

 
O Facebook Ads oferece um grande grau de precisão na definição dos públicos alvo de cada anúncio, selecionando o perfil do utilizador pelos seus hábitos online, idade, género e localização geográfica.Mas não é única forma de ter este nível de detalhe.

 

As redes sociais estão a evoluir para se transformar em mercados digitais, com mecanismos de venda cada vez mais avançados. Por exemplo, o Instagram lançou recentemente o Checkout, uma funcionalidade que permite às empresas vender os seus produtos diretamente da sua conta no Instagram.
 

O que fazemos por vocês é criar uma imagem que define e fortalece a vossa marca, para que convertam a vossa presença em negócio.

tal e qual os nossos gestores de social media

Há outras questões que nos perguntam frequentemente mas, para terem as respostas, vão ter que falar connosco. Ou com o nosso gestor de redes sociais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment