Os vossos clientes são os nossos heróis
A viagem que as pessoas fazem desde o momento em que conhecem o vosso produto até se transformarem em clientes deve ser épica, fantástica, cheia de testes, inimigos e contratempos?
Claro que não. O processo deve ser simples e eficaz. O potencial cliente deve ser encarado como a personagem principal da estratégia, como o herói de uma narrativa desenhada para atingir os seus objetivos e os do vosso negócio.
Vamos ver como esta ideia de herói se aplica na comunicação digital, e a grande diferença relativamente ao modelo das histórias épicas:
- no começo, falta algo ao potencial cliente;
- a exposição ao produto ou serviço funciona como chamada para a sua demanda;
- ao entrar nos domínios onde poderá adquirir o produto ou serviço que lhe falta, já não pode voltar atrás (até aqui, tudo igual);
- mas em vez de enfrentar adversidades, passa logo para a conquista. Neste caso, a aquisição;
Como qualquer personagem principal, começou num estado passivo (como público alvo) e, através da acção (a resolução dessa falta), transformou-se (em cliente).

A diferença é que, ao contrário dos filmes e outras narrativas de que tanto gostamos, esse percurso deve ser pensado e executado para que a transformação decorra sem problemas, e o herói não tenha grande história para contar no fim, só a sua missão cumprida.
Neste filme que é o dia a dia de uma agência de comunicação digital, o nosso herói chama-se utilizador.
O utilizador é a persona (projeção ficcional do potencial cliente) em acção. É quem clica, quem procura, quem navega, quem tem um objetivo na utilização dos meios para aceder à empresa, aos seus serviços e produtos. É o estado anterior à sua conversão em cliente.
Vamos voltar à lista acima e ver como cada uma dessas fases implica um conhecimento profundo do utilizador.
O começo
Para conhecer o alvo, saber o que precisa e como chegar a ele, é necessário conhecer o produto, saber a quem se destina, e onde encontrar essas pessoas. Depois de saber quem são e como falar com elas, definimos a imagem, a linguagem e os meios de divulgação. Identificamos a necessidade e apresentamos a solução: o vosso produto.


Chamada
Depois de exposto à divulgação do produto, pelos vários canais estabelecidos (e-mail, redes sociais, anúncios), é preciso abrir a porta ao utilizador através de um mecanismo que lhe permita completar o seu objectivo.
Este mecanismo pode ser uma landing page que dá acesso a um processo de compra, a um formulário de subscrição, a uma página informativa. O importante é que crie um ponto de não retorno no processo de conversão.
É aqui que o utilizador passa a actor do processo de aquisição e conversão.
O processo
Todas as ações e interações deverão ser pensadas para que os objectivos do utilizador e da empresa se encontrem.
Uma empresa pode oferecer diversos produtos relacionados com férias, mas há objectivos específicos do utilizador dentro do tema geral: marcar viagens não é o mesmo que reservar estadias em hotéis, reservar um quarto de hotel é diferente de alugar um carro.
Identificar estes objectivos define quais os mecanismos específicos a usar para os atingir. É preciso compreender e saber o que os utilizadores querem fazer e providenciar o melhor caminho para o conseguirem.


Aquisição
Missão cumprida. A princesa foi salva, o tesouro descoberto, a vitória atingida. Sem obstáculos, apenas seguindo os passos necessários e mais nenhum para atingir o objectivo inicial.
Parece um bocado anticlimático, mas se existirem dificuldades, perdemos os utilizadores. Ou seja, a nossa história fica sem heróis, a vossa empresa fica sem clientes.
É preciso que o foco esteja nos utilizadores: no seu perfil, nas suas necessidades, hábitos e objectivos. Sabendo tudo isto, saberemos como planear e executar a melhor experiência para eles, com resultados para vocês. Sem dramas.
A Zyrgon sabe como transformar potenciais clientes em heróis. Falem connosco.
I discovered your internet site from Google and I need to state it
was an excellent locate. Many thanks!
Dear Joann thank you for your feedback!
We are always writing about digital news, tips and tricks to help create engaging experiences. If you want, feel free to subscribe our newsletter.
Can you inform me what system are you making use of on this website?
Hi Michale,
We are using WordPress. If you’re looking for a good CMS open source and with excellent support this is definitely the one to explore. If you need any suggestions for a website you want to build feel free to contact our team.
I found your website from Google and I have to claim it was
a wonderful find. Thanks!
Thanks Cornelius!
We are always writing about digital news, tips and tricks to help create engaging experiences. If you want to follow our news feel free to subscribe our newsletter.