Porquê comunicar a minha marca no Instagram
Começou como uma aplicação dedicada a fotografias com um enorme valor estético, graças aos filtros que davam outro ar a qualquer banalidade, mas agora é uma valiosa ferramenta de marketing direto. O Instagram é a rede social de eleição para as marcas comunicarem diretamente com o seu público.
Na hora de escolher as redes sociais que se vão usar na estratégia de comunicação de uma marca, o Instagram é sempre uma das que estão na linha da frente. As suas vantagens advêm das suas características muito particulares, e é preciso compreendê-las para que possa ser usada de uma forma mais eficaz.

O que é
O Instagram é uma rede social baseada em fotos e vídeos. O texto é um complemento às imagens e não o inverso, como acontece no Twitter ou no Facebook. O seu ambiente nativo são os dispositivos móveis, sendo a rede social mais antiga que tem funcionado apenas nessa lógica e com mais sucesso.
Quem usa
Devido a esta característica, o grosso dos seus utilizadores têm menos de 30 anos, com uma percentagem elevada de adolescentes, o que define logo que tipo de público alvo se pode atingir. Mas tem crescido muito em segmentos etários mais elevados e com grande poder de compra, particularmente em artigos de luxo, moda, viagens, arquitetura, design.


Como funciona
Cada utilizador tem um perfil, como nas outras redes sociais, e pode partilhar fotografias ou vídeos, que aparecem numa linha temporal. Os seguidores podem ver, gostar, comentar e, com a ajuda de algumas ferramentas, partilhar esses conteúdos. O Instagram usa também hashtags (#) para catalogar conteúdos para uma partilha temática. Por exemplo, #fashion agrega todas as fotos que utilizam essa hashtag.
Escolher a hashtag certa ajuda a caracterizar o conteúdo mas também a definir públicos e a chegar a potenciais seguidores.
Conta-me histórias
O Instagram tem também stories, publicações temporárias – duram 24 horas – que podem servir como anúncios de promoções ou eventos exclusivos. Também são úteis para dar uma visão efémera de um acontecimento, que esteja a acontecer nesse momento, para que seja divulgado ou para mostrar algo a que o público em geral não tem acesso. Como estão em destaque no topo da aplicação, o grau de visibilidade para os utilizadores é superior do que uma publicação que surja no feed.
Prioridade: dispositivos móveis
O Instagram segue uma lógica mobile first, que significa que é para ser usado com dispositivos móveis. A sensação de espontaneidade, da captura do momento, e a qualidade das imagens ajudou a que muitos Instagrammers – utilizadores do Instagram – se tornassem celebridades digitais e a passar de utilizadores comuns em influenciadores.
O próprio nome – Instagram – significa “a descrição do instante” ou “do momento”. Essa noção do imediato faz com que haja uma maior proximidade dos utilizadores aos conteúdos.
É diferente do Facebook em quê?
Apesar do Instagram ter menos de metade dos utilizadores do Facebook, o grau de interação é muito superior. Quem está no Instagram gosta e responde muitas mais vezes a muitas mais publicações do que no Facebook.
A maior diferença é o alcance. O Facebook limita a apresentação dos conteúdos a utilizadores que interajam com as páginas das marcas, criando uma câmara de eco cada vez mais reduzida e com um alcance limitado. O público do Instagram é mais diverso, heterogéneo e mais jovem. E podemos partilhar publicações diretamente do Instagram para o Facebook, mas não o contrário.
No Instagram, os utilizadores seguem mais facilmente marcas e influenciadores, enquanto que no Facebook, evitam-nas, sendo esta rede mais focada relações em relações familiares e de amizade.
O que o Instagram não é
O Instagram parece a rede social mais narcisista de todas, mas consegue ser mais intimista, mais próxima dos utilizadores, do que as outras. O Instagram não é um outdoor, é uma janela para as marcas partilharem o melhor que fazem, sem parecer um anúncio. O Instagram não é um concurso de popularidade, os miúdos verdadeiramente populares nunca se preocupam realmente com isso. O crescimento deve ser orgânico, sem recorrer a imagens genéricas ou a compras de seguidores ou hashtags. O Instagram não é um arquivo de memórias, é a personalidade das marcas no presente.
O objectivo não é impressionar, é ganhar a confiança de quem segue a marca.
Vantagens do Instagram para as marcas
O Instagram pode ser usado na estratégia de comunicação de uma marca de várias formas, desde o registo mais espontâneo, do momento (meticulosamente preparado para dar essa ideia), ou de forma conceptual, usando as próprias características de design da aplicação – há instituições que usam o mosaico de imagens do feed para construir painéis com várias fotos.
Como existe essa mais valia visual, é mais apelativo do que ter blocos de texto. É uma rede social que é feita para navegar em scroll, e transmitir rapidamente informação valiosa numa só imagem. O trabalho de captura e edição das imagens deve ser cuidado e muito bem executado.
O Instagram é ideal para comunicar diretamente com os utilizadores, mostrando novos produtos ou serviços. É particularmente eficaz como um canal exclusivo a que os seguidores têm acesso para descobrir e observar algo que não está disponível para todos.
A estética e a descoberta são fatores que fazem com que o interesse dos utilizadores se mantenha, assim como a sensação de intimidade e proximidade. É uma ligação direta aos seus interesses, baseada no sentido de estilo e na instantaneidade.
E dá trabalho, como qualquer rede social. É preciso ter fotos excelentes, é preciso saber o que dizer e que hashtags usar, monitorizar as reacções dos seguidores e responder-lhes. Todos os dias. É a narrativa visual de uma marca, em desenvolvimento permanente.
A imagem da vossa marca pode ser definida através do Instagram e a Zyrgon sabe como chegar aos potenciais públicos da vossa marca, um instante de cada vez. Falem connosco.