Qual é a personalidade da sua marca?
Conhece a sua marca? Que personagem escolheriam para a definir? Não estamos a falar da identidade, que é como a marca é reconhecida – o logotipo da Nike, mesmo isolado, identifica a marca. Estamos a falar de personalidade, que é a forma como a marca é apreendida por quem se cruza com ela. Mas as duas estão relacionadas.
O tipo de personalidade que a marca transmite influencia a relação que as empresas têm com os seus clientes: 71% dos consumidores são mais susceptíveis de recomendar uma marca se tiverem uma ligação emocional com ela. A personalidade cria essa relação, afectando o que sentem e como interagem com a marca.
Uma marca pode apresentar-se de formas diferentes, de acordo com o número de públicos alvo que tem e os canais que usa: pode ser formal no seu website e, ao mesmo tempo, mais descontraída nas redes sociais.
Mas como definir a personalidade da vossa marca? Uma maneira simples de começarem a perceber que personalidade a vossa marca tem é definir em que extremo do espectro está. E, a partir dos resultados, ver o que a marca pode e deve ser mais.
Façam este pequeno teste, escolhendo uma das opções:

O tom da vossa marca é:
- formal
- informal
Preferem ser:
- sérios
- divertidos
São uma empresa,
- disruptiva
- tradicional
… conhecida pela
- inovação
- estabilidade
A vossa postura é:
- descontraída
- profissional
O vosso produto ou serviço é
- inclusivo (para todos)
- exclusivo (apenas para alguns)
O vosso estilo
- segue as últimas tendências
- é clássico
Podem usar essas opções com a vossa marca mas também para analisar a personalidade da concorrência, nos seus vários canais e plataformas, e ver como se manifesta.
A personalidade de uma marca afecta os diversos elementos que a compõem. Por exemplo, as cores escolhidas para o seu logótipo, website, estacionário e outros materiais gráficos, podem ser vivas para um ar mais estimulante. A ausência de cor pode indicar minimalismo e eficiência, mas cores saturadas dão a ideia de intensidade.
Outros elementos como o tipo de letra afectam a leitura não só do texto como da própria marca: o que diriam de uma empresa cujo site fosse todo em Comic Sans?


O próprio texto e a escolha de tom passam muito da personalidade de uma marca: o tratamento é formal (você), informal (tu) ou intermédio (vocês)? A mensagem é prática e direta, ou dá espaço ao humor e à descontração?
A personalidade demonstra-se na soma destes – e de outros – elementos.
Por exemplo, na Zyrgon procuramos mostrar o nosso profissionalismo sem deixar de ser enérgicos, descontraídos, e próximos dos nossos clientes. Trabalhamos convosco para que possam desenvolver a vossa personalidade em prol do vosso negócio, tenham-se já encontrado ou não.
Falem connosco. Gostaríamos imenso de vos conhecer.