ActualidadeMarketing DigitalWebdesignqual a melhor plataforma para a minha loja online?

Qual é a melhor solução para lojas online? Shopify vs WooCommerce vs PrestaShop

Estão à procura da melhor plataforma para o vosso negócio? Criar uma loja online é mais fácil do que pensam, a dificuldade está em escolher a plataforma certa. Vamos analisar as três soluções mais populares e descobrir qual é a mais indicada para vocês.

Shopify

O que é

O lema da Shopify é “Vender na Internet nunca foi tão fácil”, e eles têm razão. A Shopify oferece um pacote completo para abrirem a vossa loja online mais depressa do que demoram a inserir o número do vosso cartão de crédito.

O pacote mensal inclui alojamento, domínio, dezenas de designs de página prontos a usar, largura de banda e produtos ilimitados, sistemas de pagamento, mecanismos de cartões de presente e código de desconto.

shopify

A favor

É uma solução tudo em um, muito personalizável, sem grandes exigências técnicas, ideal para pequenos e médios negócios. E muito fácil de usar, qualquer pessoa com um mínimo de formação pode gerir a loja online.

 

Contra

Exige um pagamento mensal que pode aumentar drasticamente se quiserem adicionar funcionalidades. A Shopify cobra uma comissão por pagamento própria, superior à praticada pelos gateways tradicionais. Como é uma plataforma de código fechado, têm que se contentar com a oferta de funcionalidades disponibilizadas pelo próprio Shopify e caso pretendam no futuro escalar para plataformas mais vantajosas terão dificuldades no processo de migração da loja. Se o vosso negócio crescer muito, o Shopify só admite até 15 membros de equipa.

woocommerce

WooCommerce

O que é

É um plugin de e-commerce gratuito bastante popular na web porque está integrado na popular plataforma WordPress. Tal como o WordPress é gratuito e open source, com diversas funcionalidades criadas pela comunidade de developers. É uma solução criada para websites que optam por vender alguns produtos online mas que não querem investir numa plataforma exclusiva de e-commerce.

A favor

Pensando no Woocommerce como uma solução de venda integrada num website institucional, o potencial é deste plugin é bastante alargado. Têm milhares de layouts de página por onde escolher, é altamente personalizável e mantêm o gestor de conteúdos próprio (WordPress.

É ideal para empresas que pretendem promover alguns produtos e serviços mantendo a comunicação institucional e promocional do negócio. E é vosso, ou seja, vocês é que têm o controlo sobre o vosso site.

 

Contra

É tecnicamente exigente. É uma plataforma gratuita, mas necessita de alojamento em servidor e de aquisição de um domínio. Muitos módulos são pagos, como alguns plugins para criação e gestão membros, subscritores, criação de packs de produtos ou otimização de processo de checkout, pelo que exige algum investimento inicial.

É importante ter conhecimentos de WordPress, apesar da curva de aprendizagem ser  acessível. É muito provável que necessitem de acompanhamento técnico na instalação e desenvolvimento do site.

Como se trata de um plugin, as possibilidades de personalização são mais limitadas. Em casos de multi loja e multi língua a gestão de produtos na plataforma tende a ser bastante mais complexa.

PrestaShop

O que é

O PrestaShop é uma plataforma construída de raiz para e-commerce. Como foi pensada com esse objectivo, tem todas as funcionalidades necessárias para a criação e gestão de lojas online. Ideal para negócios globais e para quem quer ter todo o controlo sobre a sua plataforma.

A favor

O PrestaShop oferece grande liberdade e personalização. O código usado open source, acessível e maleável, pelo que pode ser configurado de acordo com as vossas necessidades. É gratuito, não cobra comissões e serve para negócios de qualquer dimensão.

O sistema de gestão é fácil de usar e é perfeito para negócios de grandes dimensões ou que querem crescer ao longo do tempo. Está em permanente evolução, e em cima das últimas exigências tecnológicas e de segurança. A vossa e a dos vossos clientes.

 

Contra

Exige alojamento próprio e tem módulos pagos, o que leva a um investimento inicial a ter em conta.

Cada uma destas plataformas apresenta soluções óptimas para negócios de qualquer tipo, mas cada uma tem exigências diferentes. Os prós e os contras são apenas indicadores para poderem avaliar as vossas necessidades e disponibilidade no planeamento da vossa loja online, e como se enquadra na vossa estratégia e gestão de recursos.

A Zyrgon ajuda-vos nesse processo, desde a análise até à implementação e desenvolvimento da vossa loja online. Falem connosco, vamos encontrar a solução ideal juntos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment