ActualidadeEstratégia DigitalWebdesignquando redesenhar o seu website?

Redesign de sites: razões para renovar o vosso

O vosso site quase novo está quase de certeza desatualizado. O ecossistema digital é um espaço fluido, em permanente mudança, onde o que é novo hoje é antiquado amanhã. Mesmo que tenham investido imenso dinheiro e tempo na sua construção, há factores externos a ter em conta que podem comprometer o papel que um site tem na estratégia digital de uma marca:

 

  • mais de 90% dos utilizadores saem logo de páginas visualmente pouco apelativas, ou com um aspecto datado. “Fogem”, é o termo mais correto.
  • os motores de pesquisa, as redes sociais, e outros intervenientes mudam regularmente as regras do jogo.
  • todos os dias há evoluções tecnológicas tanto na programação, como nas exigências dos dispositivos em que os sites são vistos.

 

Podem ser também factores criados por vocês, como um logótipo novo. Ou a necessidade de actualizar a plataforma para responder ao crescimento do vosso negócio. Pode ser para que os utilizadores se sintam  mais confortáveis, mais seguros e mais satisfeitos com a sua experiência. Uma nova estratégia ou um novo produto.

Redesenhar um website é mais do que uma simples operação estética. É uma acção de fundo, que deve ser feita de dois em dois anos, um processo que se pode considerar holístico, em que todas as pequenas partes afectam e definem a integridade do total. Mas que partes são essas?

Abram a vossa página e coloquem estas questões.

O seu website tem um aspecto actual?

Tem um aspeto atual?

Todas as marcas têm, ou deveriam ter, uma imagem que defina a sua identidade: logótipos, tipos de letra, cores.

Estes elementos devem ser atualizados regularmente, mesmo que de forma subtil. Vejam, por exemplo, a evolução do logótipo da Google. O aspeto geral do site deve acompanhar essas mudanças.

Vejam, por exemplo, a evolução da página inicial do Google.

A versão vintage tinha o mesmo objetivo que a versão actual, mas entretanto foi necessário integrar novas funcionalidades. O design foi alterado para as acomodar, sem retirar a simplicidade. Pesquisariam hoje numa página com o aspeto do Google original?

As fotografias, gráficos, ilustrações, devem ser atualizadas, repensadas. Há mais trabalho feito desde a versão anterior, há mais histórias para contar e mostrar.

Um design atual e apelativo evita a rejeição imediata dos utilizadores. Para eles, uma empresa que não se preocupa com a sua imagem também não se deve preocupar com os seus produtos.

o seu website é fácil de usar?

É fácil de usar?

A experiência dos utilizadores deve ser simples e eficaz. A navegação deve corresponder aos seus hábitos e os percursos que fazem dentro da estrutura devem ser otimizados para chegarem onde querem, mais depressa.

A visualização deve ser coerente quer no ecrã do computador, quer no telemóvel, e com qualidade.

As funcionalidades devem funcionar: os formulários fazem as questões correctas, os carrinhos de compras e os pagamentos são lineares, com poucos passos e em segurança. As partilhas nas redes sociais usam as redes com que se quer pescar novos utilizadores.

Sites fáceis de navegar e usar fazem com que os utilizadores voltem. Criam confiança.

A comunicação é boa?

Os conteúdos devem falar tanto a língua do utilizador como dos algoritmos dos motores de pesquisa. A escolha das palavras chave deve ser atualizada, e a linguagem adaptada ao perfil dos utilizadores.

Usando as ferramentas de análise de tráfego presentes nos websites, é possível melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa, ao mesmo tempo que se define com maior clareza quem são os utilizadores, e o que procuram.

Se essas ferramentas não existem, é mais uma razão para repensar o website.

A comunicação do seu site é boa?
o seu site serve os objectivos da empresa?

Serve os objectivos da empresa?

Um website usa as ferramentas certas para atingir os resultado pretendidos.

Vender produtos é diferente de divulgar eventos. Promover um serviço para um mercado local é diferente de o promover para o mercado global.

Delinear essa estratégia e aplicá-la com as funcionalidades certas é fundamental.

Olhem novamente para o vosso website. Se responderam “não” a qualquer um destes pontos, está na altura de uma remodelação.

Na Zyrgon, conhecemos bem as causas e as consequências de uma renovação bem pensada.

Analisamos o vosso website e apresentamos as melhores soluções para o atualizar, de acordo com as tendências mais recentes, recorrendo às tecnologias mais actuais e mais adequadas aos vossos objectivos.

 

Renovem-se. Falem connosco.

6 Comments

    • Hi Loretta,

      Actually one of the reasons we started Lynne is because webhosting can give you real headaches.
      That’s why we have our own hosting system and if you have any trouble or doubt we are there to assist you.
      If you ever want to try it out, feel free to contact us.

    • Hi Shannon,

      We built our site in WordPress as it’s one of the most flexible open source platforms. If you’re looking for a good CMS with excellent support and multiple features this is one of our top choices. We recommend it for institutional or promotional businesses that need a personal touch and a userfriendly backoffice to keep your business up to date.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment