Com o Audience Insights do Facebook, é possível ter acesso a um conjunto alargado de dados sobre quem está nesta rede e sobre quem segue a sua página. Descubra o que é como funciona.

Para produzir comunicação relevante, todas as empresas precisam de dados. E a melhor forma de o fazer, na maior rede social do mundo, é através do Audience Insights do Facebook. Descubra o que é e como funciona.

 

O que é exatamente o Audience Insights do Facebook?

O Facebook Audience Insights é uma nova ferramenta desenhada para ajudar os profissionais de marketing a aprender mais sobre os seus públicos-alvo, incluindo informações agregadas sobre localização, demografia, hábitos de compra e muito mais.

Esta ferramenta oferece informações agregadas sobre dois grupos de pessoas: utilizados que seguem a sua Página e o público geral no Facebook. Os resultados são apresentados em dashboards simples, visuais e interativos.

Desta forma, é possível criar conteúdo mais adaptado aos principais segmentos (demográficos, geográficos, etários, etc) e que seja mais relevante.

 

Que tipo de dados reúne?

O Facebook Audience Insights oferece uma grande riqueza de dados, disponível com apenas alguns cliques.

  • Demografia – Idade e género, estilo de vida, educação, status de relacionamento, cargos profissionais e dimensão da família
  • Páginas que gostam – as principais páginas que as pessoas gostam em diferentes categorias, como desporto
  • Localização e idioma – onde vivem as pessoas e que idiomas falam
  • Utilização do Facebook – Com que frequência as pessoas fazem login no Facebook e em que dispositivos
  • Atividade de compras – hábitos de compra e métodos de pagamento
  • Temáticas – é possível ver os temas mais populares que as pessoas estão a publicar no Facebook.

O Facebook Audience Insights apresenta dados sobre estes grupos de pessoas, para que se possa comparar, planear as campanhas e criar anúncios relevantes.

 

Como é que o Audience Insights garante a privacidade das pessoas?

Esta ferramenta apresenta informações agregadas que as pessoas já autorizaram a partilhar no Facebook, juntamente com informações de parceiros verificados.
O Audience Insights não apresenta dados individuais. Isto permite que os profissionais de marketing visualizem insights agregados e anónimos, e mantenham a privacidade das informações pessoais.
Esta preocupação está em linha com o que tem vindo a ser demonstrado por outros gigantes tecnológicos, como a Apple, e que é uma preocupação crescente da sociedade em geral.

 

Como usar o Audience Insights na prática?

Estas são algumas das principais aplicações práticas do Audience Insights.

1. Criar Buyer Personas
As Buyer Personas são representações do cliente ideal. Com os dados do Facebook Audience Insights, é possível complementar as personas atuais com mais dados, recolhidos nesta rede.
Desta forma, é possível definir abordagens e campanhas de comunicação mais orientadas aos principais segmentos no Facebook, que também podem ser aplicadas a mensagens de marketing fora desta rede social.

2. Fazer parcerias
Com o Audience Insights do Facebook é possível ver que outras páginas são seguidas pela sua audiência para, a partir daí, propor parcerias de conteúdo.
Pode, por exemplo escolher marcas com as quais produzir conteúdo em conjunto (artigos, entrevistas, podcasts) para usar em anúncios o e redirecionar mais tarde.
Esta é uma forma prática de social media listening, metodologia de marketing digital que trata de compreender melhor a percepção que os utilizadores têm da marca, e o contexto em que a colocam.

 

3. Segmentar e personalizar
Com o Facebook Audience Insights é possível dividir a audiência por género, idade, status de relacionamento, nível de escolaridade e cargo profissional. Na maioria das marcas, haverá um segmento que se destaca e, para esse grupo de pessoas, é possível criar anúncios personalizados, com mensagens direcionadas a esse público.
O resultado? Mais interação, mais relevância e maior score da página. Para o conseguir de forma simples, o Facebook disponibiliza uma outra ferramenta, que usa automação para criar diferentes anúncios (com várias cores, tipos de letra, imagens, etc) para ver quais se destacam mais.

 

4. Segmentar com base em localização
Com o Audience Insights, é possível ver onde estão a maioria das pessoas que constituem a sua audiência e, com base nisso, criar anúncios personalizados. É possível selecionar as cidades ou países onde o público-alvo se concentra e, por exemplo, fazer referência a esse local na criatividade. Basta este pequeno detalhe para fazer com que os anúncios saltem à vista no feed. É uma forma de tornar a comunicação nesta rede social mais customer centric.

 

5. Personalizar com base no dispositivo
Qual é o dispositivo que os clientes mais usam para aceder ao Facebook da sua marca? E porque é isso é importante? Se chegar à conclusão que um determinado equipamento (ex.: iPad Air) é claramente o mais utilizado para aceder às redes sociais e que daí seguem para a loja online pode, por exemplo, desenhar anúncios e landing pages específicas para esses formatos, de forma a aumentar a taxa de conversão.

 

Como aceder ao Audience Insights?

A partir de 1/julho de 2021, o Audience Insights passou a estar integrado na área Ad Manager do Facebook. É possível aceder através Facebook Ad Manager e depois clicar em “Audience Insights”

Na Zyrgon ajudamos negócios a recolher, processar e analisar dados como os disponíveis no Audience Insights para implementar estratégias de marketing mais eficazes.

Entre em contacto com a nossa equipa e descubra como dinamizar a sua comunidade no Facebook.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment