O Shadowban é uma medida de segurança do Instagram que afeta contas que não cumprem as suas regras. Saiba como funciona e como evitar ser afetado.

Alguns dos comportamentos que temos enquanto utilizadores de uma rede social podem afetar o desempenho e os resultados dos conteúdos que partilhamos. E, muitas vezes, podemos nem saber que estamos a fazer algo que vai contra as regras dessa rede social.
Neste artigo, vamos dedicar-nos ao Instagram, nomeadamente ao Shadowban – um dos maiores pesadelos de quem gere uma ou várias redes sociais no seu dia a dia.

 

O que é o Shadowban? 

O Shadowban é uma medida de segurança criada pelo Instagram, que tem como objetivo melhorar a experiência dos utilizadores, ocultando temporariamente determinadas contas e conteúdos suspeitos.
Com o Shadowban, as publicações, Instagram Stories e qualquer outro conteúdo que uma página publique passa a aparecer apenas para os seus atuais seguidores, não conseguindo alcançar novos utilizadores.
Esta espécie de sanção ou impedimento não explícito serve, assim, para controlar o uso de técnicas impróprias para manipular resultados (ganhar mais seguidores, interação, etc.), nomeadamente através de automações, bots e hashtags.

 

1. Automações e bots
O Instagram procura garantir a melhor e mais segura experiência para qualquer utilizador. Para esse efeito, desenvolveu estas medidas de segurança, que são colocadas em prática a partir do momento deteta comportamentos “nocivos”, isto é, que não seguem os Termos de Utilização ou as Normas da Comunidade do Instagram.
Um desses comportamentos é o recurso a ferramentas de automação e bots para comprar seguidores, interação (gostos, comentários, …) ou até para agendar publicações de forma automática. Tudo isto são atividades que o Instagram censura, e quem neles insiste é colocado em Shadowban.

 

2. Hashtags
As hashtags são um termo atribuído aos tópicos que podem ser pesquisados em redes sociais. São uma ou mais palavras, escritas sem qualquer espaçamento e acompanhadas por um # no início. Quando este # é adicionado a uma palavra, expressão ou frase, transforma-se numa hiperligação (link) clicável.

O principal objetivo das hashtags é agrupar todos os conteúdos sobre um determinado assunto dentro da mesma tag, para que sejam facilmente encontrados pelos utilizadores. No entanto, algumas destas hashtags, tão simples como #beautyblogger, #woman ou #valentinesday, podem ser consideradas impróprias pelo Instagram. E por isso, deve conhecê-las antes de planear os seus conteúdos a fim de evitar ficar em Shadowban.

Vejamos um exemplo prático. Uma página que venda produtos de cuidados de pele, decide partilhar uma publicação com a hashtag #cuidadosdepele. Quando um seguidor vê a publicação, quer saber mais sobre o tema e clica na hashtag. Isso leva-o para uma página em que são incluídas todas as publicações, desta marca e de outros utilizadores, que incluem a hashtag #cuidadosdepele.

Agora, vamos supor que esta hashtag faz parte da lista negra de hashtags do Instagram. Esta publicação só irá aparecer aos seguidores atuais da página. Ou seja, não irá ter o alcance esperado de novas contas. Além disso, esta sanção irá ter impacto em toda a conta e conteúdos (Stories, Reels, IGTV, etc.) e não só na publicação em questão.

Há ainda a questão da frequência com que as hashtags são usadas. Quando uma mesma hashtag é usada por um utilizador em praticamente todas as suas publicações, isto é considerado um comportamento impróprio e a conta pode sofrer de Shadowban.

Como posso saber se estou a sofrer de Shadowban?

O Shadowban é uma sanção silenciosa e chega sem qualquer tipo de aviso, por isso, pode ser difícil analisar se está nesta situação ou não.

No entanto, existem algumas formas que podem ajudar a analisar o estado do perfil:

  • Analise os resultados das suas últimas publicações e verifique se houve algum decréscimo significativo de alcance e interações, por exemplo.
  • Faça uma nova publicação tal como faz habitualmente e peça a algum colega ou familiar que não segue a página em questão para ver se encontra a sua publicação em alguma das hashtags ou até na localização que utilizou. Se a publicação não aparecer nos resultados dessa pesquisa, é possível que esteja em Shadowban.

 

Estou em Shadowban e agora?

O Shadowban é uma medida temporária, pelo que mais tarde ou mais cedo, tudo irá voltar ao normal. No entanto, para que isso se resolva o mais rápido possível ou até para evitar que volte a acontece, existem algumas coisas que pode fazer, nomeadamente:

 

1. Evite práticas que contribuem para o Shadowban

Agora que já sabe o tipo de ações que podem fazer com que uma conta seja banida pelo Instagram, ainda que de forma temporária, deve parar de as praticar. Se tem usado ferramentas de automação, como softwares de agendamento de publicações não autorizadas pela rede social, pare de as utilizar.

Se por outro lado usou hashtags banida, edite as publicações em que utilizou essas hashtags e elimine-as. E nos próximos conteúdos que publique, tenha em atenção as hashtags que usa.

 

2. Desvincule da sua conta de qualquer app ou software prejudicial

Não basta parar de usar as aplicações ou os softwares de automação ou bots. Deve mesmo remover os seus acessos.

Para isso, necessita de:

  • Aceder ao seu perfil
  • Carregar no menu hambúrguer (ícone com 3 linhas no canto superior direito) e em seguida em “Definições”
  • Selecionar a opção “Segurança” e “Apps e sites”
  • Remover todas as aplicações e sites de terceiros que estão a prejudicar a sua conta

 

3. Evite repetir e usar muitas hashtags

Além das banidas, evite usar as mesmas hashtags em praticamente todas as publicações. Isto pode fazer com que o Instagram entenda isso como um comportamento suspeito. O limite de hashtags por publicação é 30.

 

4. Interaja com moderação

Evite tudo o que dê a entender ao Instagram que é automatizado ou realizado por um robot. Não coloque centenas de “Gostos” em várias publicações, não deixe sempre os mesmos comentários nem siga ou deixe de seguir várias pessoas em pouco tempo.
O ideal é que, em apenas uma hora, não exceda os 150 likes, 60 comentários ou 60 seguir/deixar de seguir.

 

5. Faça uma pausa

Deixe de utilizar a sua conta por um período de pelo menos 48h seguidas. Durante este tempo, não faça qualquer tipo de publicação ou interação, faça mesmo uma pausa.

 

6. Reporte o problema

Se, mesmo corrigindo todos estes comportamentos, as suas publicações aparentam estar em Shadowban, reporte o problema ao Instagram. Só tem de ir às Definições, carregar em “Ajuda” e selecionar a opção “Comunicar um problema”.

 

O Shadowban pode tornar-se num verdadeiro pesadelo para quem gere uma ou mais redes sociais. Por muito completas que sejam as estratégias e o próprio conteúdo, ao violar estas normas, os resultados não vão ser os que procura. Tudo isto porque a sua conta transforma-se numa “conta fantasma” por um determinado período de tempo e aquilo que partilha não alcança o número de pessoas que poderia.

Para uma estratégia de redes sociais bem-sucedida, é necessário ter o Shadowban em conta, evitando adotar comportamentos que o possam prejudicar no futuro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment