Social Mediaswonkie

Swonkie: a melhor plataforma de gestão de redes sociais do mercado (para nós, e não só)

Podem gerir a presença da vossa marca nas redes sociais numa só plataforma, com todas as funcionalidades necessárias para uma gestão avançada e realmente produtiva? Claro que sim.

Apresentamo-vos o Swonkie, que é a plataforma de gestão que a Zyrgon usa para as redes sociais de cada cliente. O Swonkie é mais do que uma plataforma de gestão de redes sociais, serve também para analisar os resultados das acções nas redes e também a concorrência.

Falámos com o João Cortinhas, um dos responsáveis pela criação e manutenção desta ferramenta 100% nacional, que nos explicou quais são as vantagens de controlar todas as redes numa só aplicação.

O que é o Swonkie?

O Swonkie é uma poderosa e completa plataforma de gestão de redes sociais direcionadas a Agências, Negócios e Profissionais da área da Comunicação Digital. É plataforma mais completa do mercado para a criação e planeamento de conteúdos. Suporta mais de 10 plataformas, de redes sociais a blogs, e tem uma completa integração com o Instagram.

A Gestão de comunidade e respostas de mensagens são uma área forte dentro da plataforma, permitindo uma gestão eficaz de todos os comentários e mensagens em equipa.

É também uma ferramenta de análise, pois permite a criação de relatórios personalizados para Instagram e Facebook. Permite analisar a concorrência em tempo real, com alertas sobre a sua atividade e gerando comparativos de performance entre a sua conta e a dos concorrentes.

O Swonkie faz também uma análise de influencers, para encontrar os melhores influenciadores por indústrias e com um score de validação da sua atividade nas redes sociais.

Quais são as vantagens de ter uma plataforma de gestão de redes sociais?

O Swonkie permite uma grande poupança de tempo que se reflecte nos custos de gestão de redes sociais. Com o Swonkie, as equipas são mais produtivas na gestão de todos os conteúdos. Além disso, permite informação em tempo real, permitindo trabalhar uma grande quantidade de dados no imediato.

Eliminamos os emails com aprovações, eliminamos as folhas de excel com relatórios gigantes e eliminamos os prints de publicações. Tudo isto numa única plataforma, que elimina todos aqueles processos demorados das redes sociais, sem qualquer valor acrescentado.

O Swonkie faz esse trabalho para que a gestão das redes sociais seja mais fácil.

Como é que chegaram aqui? Sabemos que tiveram de atravessar um tanque de tubarões.

O Shark Tank foi a ponta do iceberg. Começámos lá, temos um sócio que veio de lá, e foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido. Mas foi apenas o começo.

Seguiu-se um longo caminho até termos chegado até aqui, de aprendizagem, mudança, evolução e, acima de tudo, de maturidade de negócio. Criar uma startup não tem o romantismo que muitos pensam, nem é um processo de selfies no Instagram ou blog posts no Medium sobre sucesso, estilo de vida e dinheiro.

Hoje temos uma empresa sustentável e, acima de tudo, uma equipa coesa em torno de um objetivo forte e comum: o de construir a melhor plataforma de gestão de redes sociais do mercado. Continuamos focados, estamos famintos disso.

Com que clientes trabalham e como é que eles usam a vossa plataforma?

Temos vários tipos de clientes. Os Hard Publishers que usam a nossa plataforma para divulgarem uma enormidade de conteúdos e tornarem esse processo mais rápido, alguns com 3.000 publicações semana, em diferentes perfis e tipos de redes sociais.

Temos os clientes que usam o Swonkie numa vertente mais analítica, para a análise e controlo dos seus dados, com relatórios pré prontos. Temos ainda uma fatia importante de clientes que usam o Swonkie para responder a mensagens e resposta a comentários nas publicações.

Em Portugal ultrapassamos as 200 agências. Estamos a trabalhar com 90% dos media publishers e temos várias marcas com uma presença forte nas redes sociais a usarem a nossa plataforma.

O Swonkie é mais do que uma ferramenta para colocar conteúdos nas redes sociais, é também uma poderosa ferramenta de análise. Como é que funciona o Swonkie nesses termos e como é que pode ajudar aos seus utilizadores a ter uma melhor presença nas redes?

Citando um dos clichés usados: “Senão podes medir, não podes melhorar”. Acima de tudo, a análise serve para controlar o impacto dos conteúdos para melhorar aspectos que, por vezes, escapam-nos no dia a dia.

Temos de usar essa informação de forma inteligente para impactar o nosso negócio. O Swonkie permite analisar em que horários posso aumentar o meu alcance, quais os tipos de conteúdo com mais engagement, ou ainda, que target de audiência dá mais alcance. Perceber quem está interessado nos meus conteúdos e trabalhar sobre essa audiência é fundamental. Quando temos o alcance orgânico a cair constantemente, temos de usar os dados de uma forma mais prática e retirar valor das interpretações.

As redes sociais estão sempre a mudar as regras. Como é que lidam com isso?

Com uma equipa dedicada, atenta e disponível para acompanhar todas estas alterações em permanência. É um grande desafio, sem dúvida, mas é, ao mesmo tempo, a beleza do negócio. Sabemos que não podemos descansar na sombra do que fizemos bem porque amanhã tudo muda e temos de nos adaptar novamente.

Que planos têm para o Swonkie no futuro?

De um ponto de vista do produto, queremos concluir o nosso roadmap de desenvolvimento até ao final de 2019. Não desistimos de ser a melhor plataforma de redes sociais do mundo e, mesmo estando sempre a inovar com novas funcionalidades, sabemos que temos de estar sempre um passo atrás e um passo à frente da nossa concorrência para os analisarmos de todos os ângulos.

A internacionalização ocupará um grande espaço nos nossos esforços de foco e energia. Sentimos que estamos prontos para darmos o salto para os mercados externos.

Na Zyrgon escolhemos sempre as melhores plataformas para desenvolver a vossa presença digital e estarem sempre um passo à frente da concorrência, na estratégia e nas acções do dia a dia. Como a equipa do Swonkie, estamos focados, estamos famintos de mais e melhor.

E vocês, também estão? Dêem o salto, falem connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment