ActualidadeMarketing DigitalSocial Mediainstagram checkout

Tendências: Compras no Instagram

O Instagram lançou o Checkout on Instagram, ainda em fase beta para alguns anunciantes selecionados e apenas para utilizadores dos Estados Unidos. Porque é que uma função experimental numa rede social tem a nossa atenção?

Primeiro: porque estamos atentos a tudo o que se passa de novo.

Segundo: porque, se resultar (e tem tudo para isso), vai alterar as regras do jogo das vendas online.

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo, muito apreciada pelas marcas para promover os seus produtos, com um público jovem e com poder de compra, mas com um rápido crescimento em todas as faixas etárias.

Apesar de ter metade dos utilizadores, o Instagram tem uma maior taxa de interações do que o Facebook, e os posts alcançam públicos mais vastos, mais rapidamente. Por ser uma rede social visual, é muito mais apelativa.

Vejam as vantagens do Instagram para as marcas

E como é uma rede social que vive nos dispositivos móveis, está em todo lado e ao alcance da mão.

O que é que as marcas poderiam querer mais para além de poder colocar os seus produtos à frente dos olhos dos seus seguidores e potenciais clientes? Vendê-los na hora.

É isso que o Checkout on Instagram faz. As empresas irão poder vender os seus produtos diretamente a partir da sua conta no Instagram, através de um sistema de carrinho incorporado na rede social.

Para além de promover a compra por impulso, reduz o número de passos entre a visualização do produto e a sua aquisição, que implicava sair do Instagram, procurar o item no site da empresa (ou site revendedor), para efetuar todo o processo.

Agora nem é preciso criar conta na loja online, basta a conta do Instagram. Pelo menos essa é a ideia base.

instagram checkout

As implicações são imensas. Todo o fluxo do comércio online será alterado, o que levará a novas estratégias e mecanismos por parte das marcas, assim como a um maior investimento no posicionamento nas redes sociais. Sim, porque se funcionar no Instagram, as outras redes irão logo atrás.

Mas antes de pensarem em abandonar as vossas lojas online tenham a noção que esta é apenas mais uma opção para venderem os vossos produtos e serviços, e não o único canal por onde o deverão fazer.

Vejam se está na altura de renovar a vossa presença online ou de criar uma loja online mais poderosa e eficaz, para que, quando forem vender o vosso produto nas redes sociais, sejam mais do que um perfil, mas uma entidade digital com personalidade.

Na Zyrgon, estamos atentos às novidades e as tendências do mercado que podem mudar a estratégia dos nossos clientes. Nós preocupamo-nos, para que vocês não precisem de o fazer.

Falem connosco, temos as soluções de que precisa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment