ActualidadeEstratégia DigitalMarketing Digitalblack friday digital marketing

Tenham uma santa Black Friday

O que é a Black Friday?

O mito diz que o dia a seguir ao Dia de Acção de Graças nos Estados Unidos era a oportunidade de os retalhistas passarem do vermelho para o preto, no balanço contabilístico. Na realidade, esta é versão cor de rosa.

A Black Friday é uma expressão criada pelo Departamento de Polícia de Filadélfia que designava o afluxo forte de turistas à cidade nesse fim de semana prolongado para fazer compras e assistir ao tradicional duelo entre as equipas de futebol americano da Marinha e do Exército. O caos reinava na cidade, ao ponto de haver saques e motins.

Ainda tentaram fazer um rebranding para Big Friday, mas nome Black Friday pegou e assim ficou.

Esta espécie de saldos de um dia – que passou a mais, como iremos ver – é tão importante para o comércio que, só no ano passado, gerou cerca de 90 mil milhões de dólares em volume de negócio, só nos Estados Unidos, e continua a ser o dia com maior volume de compras do ano inteiro, desde 2013.

Como o mundo digital não tem fronteiras, os negócios de outros países também aderiram a data, sendo já uma tradição estabelecida em Portugal há já uns anos, basicamente os mesmos desde que se podem fazer compras online.

Como a loucura se instala rapidamente, temos algumas ideias de comunicação e marketing para que a vossa Black Friday seja mais do que um dia para vender muito, mas também para darem mais destaque à vossa marca, fidelizarem os vossos clientes, e captar novos públicos. Sem motins.

Dicas para a Black Friday

A Black Friday é quando uma marca quiser

Aproveitando o alvoroço provocado pelas inúmeras comunicações e promoções relacionadas com a Black Friday podem começar a anunciar promoções para os dias que a antecedem. Porque não ter uma Black Monday que não seja um desastre financeiro? Ou uma Black Week inteira de descontos? Se formos a ver bem, estamos perto de ter um Black November.

Usem a ideia de prazo, de escassez: falta só um dia, sobram só 3 unidades. No entanto, não abusem, porque o nosso cérebro só aguenta uma certa quantidade de urgência. Esta época apela aos instintos primitivos de caçador dos utilizadores, em busca da promoção mamute. Dêem-lhes o prazer da caça.

E não têm que terminar na sexta. Nunca ninguém acaba as promoções no dia, aliás. Dêem uma segunda oportunidade a quem não tinha ainda liquidez na última sexta feira de Novembro e repitam a Black Friday na semana seguinte. Livrem-se dos produtos que sobraram nas prateleiras com ofertas imbatíveis.

Assinalem o dia

O design do vosso site deverá estar de acordo com a data. Não é uma data temática como o Natal ou a Páscoa, que possuem muito mais símbolos e iconografia, mas usem o preto e a expressão Black Friday no vosso site em destaque, de uma forma visualmente coerente.

O tema da Black Friday deverá estar presente nos conteúdos promocionais, nas landing pages criadas para esse dia, e nas redes sociais. Criem a antecipação, mostrem que irão haver surpresas nesse dia.

O QUE É UMA LANDING PAGE E PARA O QUE SERVE?

Criem conteúdos exclusivos para quem subscreve a vossa newsletter ou está inscrito no vosso site. É uma excelente oportunidade para aumentarem o número de contactos na vossa mailing list.

Campanhas para preparar o terreno

Email – Nas newsletters que antecedem o grande dia, coloquem sempre termos como “Black Friday” ou “O dia dos descontos está a chegar” ou “As melhores promoções do ano”, o que vos assentar melhor, quer no título quer no corpo do texto do email. Usem botões com CTAs (Call to Action) apelativos, ofereçam códigos de desconto, remetam os vossos clientes para uma landing page específica. Façam com que eles sintam que vale a pena partilhar o email convosco.

Remarketing – Mas se quiserem ir para além do email, usem técnicas de remarketing, para captar todos aqueles utilizadores que quase estiveram para comprar coisas na vossa loja online e desistiram. Se eles estiveram interessados uma vez, cativem o interesse deles novamente. Digam-lhes que o produto que colocaram no carrinho das compras e que nunca chegaram a comprar vai estar com um desconto fantástico.

O QUE É O REMARKETING?

Redes Sociais

O poder das redes sociais é enorme. Criem expectativa, afirmem a vossa identidade, partilhem com os vossos seguidores mais fiéis as melhores dicas para pouparem nesse dia, levantem um pouco o véu do que vai acontecer nesse dia.

Usem as fotos de perfil e de capa para promover a vossa Black Friday e não sejam tímidos nas #hashtags – vejam quais são as mais utilizadas e as que se aplicam à vossa campanha.

Organizem a vossa agenda (e a dos vossos utilizadores)

Como estamos a trabalhar para uma data específica, é muito importante planear e agendar as várias fases da promoção e a calendarização das publicações nos vários canais.

No próprio dia é fácil – é pôr a carne toda (ou o tofu) no assador e partilhar as promoções que acharem mais importantes, quer por email, quer nas redes sociais. No dia anterior, já mandaram um lembrete e enviem outro quando estiver quase a acabar. Mas sejam úteis e não massacrem.

Os emails promocionais funcionam bem às terças e quintas, depois da hora de almoço. Os posts nas redes sociais recebem mais atenção às quartas feiras, nas seguintes horas:

Facebook: 11h ou 13h
Instagram: 11h
Twitter: 9h
LinkedIn: 9-10h

Se não estiver a resultar, experimentem outros horários. O importante é analisar os resultados desde o primeiro email ou publicação e corrigir o que for preciso. Usem o Google Analytics ou outra ferramenta da vossa preferência para recolher os dados de que precisam.

O QUE É O GOOGLE ANALYTICS E PARA QUE SERVE?

Estejam preparados para a enchente

Se a vossa comunicação correr bem, irão ter um afluxo de tráfego ao vosso site superior ao normal. Verifiquem se estão preparados para esse aumento de volume de visitas, para que o site não encrave ou fique mais lento.

As plataformas e os seus mecanismos de carregamento de página, de compras, de subscrições terão que corresponder aos pedidos. O servidor onde estão alojados terá que aguentar com as exigências de ter muita gente em simultâneo no vosso site.

Falem com os vossos fornecedores de alojamento e vejam se eles estão preparados para qualquer eventualidade, e se o vosso plano é o indicado para esta ocasião. E não se esqueçam, o tráfego com origem em smartphones é superior ao com origem em desktops, por isso tenham websites feitos para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis.

Destaquem-se

Neste dia, toda a gente vai usar as mesmas técnicas, os mesmos procedimentos, pelo que será difícil parecer diferente. Mas, se já tiverem uma identidade própria e uma personalidade definida, isso não será difícil.

Rebelem-se contra a Black Friday, se isso se enquadra na vossa marca. O Cards Against Humanity subiu os preços dos seus produtos em vez de os descer, porque é essa a sua postura.

Mas se querem mesmo fazer promoções puxem pela criatividade. Chamem a atenção usando títulos apelativos e imagens cativantes, mas sejam pragmáticos também: ajudem os potenciais clientes a criar conta na vossa loja online e a começar uma wishlist. Ou a adicionar o vosso evento no calendário do Google, para que não se esqueçam quando o dia chegar.

A Black Friday é uma oportunidade incrível para qualquer negócio online, e queremos que a aproveitem da melhor maneira. Sem motins.

Se quiserem ter uma Black Friday abençoada, falem connosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment