Um smartphone já não é uma opção, é uma necessidade.
Nos dias que correm, a maior parte das pessoas possui um smartphone, utilizando-o cada vez para mais atividades nomeadamente para pesquisas e compra de produtos em aplicações e páginas web especializadas. Por isso, a vertente mobile de uma empresa torna-se cada vez mais uma necessidade. Os clientes já esperam encontrar os produtos e serviços no mobile seja através de aplicações próprias ou redes sociais, pelo que se não o conseguir, provavelmente irá recorrer aos concorrentes.
O smartphone tornou-se mais do que uma ferramenta para entrar em contacto com clientes. É uma forma de os angariar. Com a evolução da tecnologia, o seu uso torna-se ainda mais imperativo de forma a tomar partido de ferramentas como a geolocalização, o vídeo em tempo real, em 360º ou as redes sociais e serviço de mensagens instantâneas. O mobile marketing aproveita assim as características dos dispositivos móveis com o intuito de influenciar os clientes e de garantir uma comunicação rápida e personalizada entre o cliente e a empresa.
A presença mobile levanta outra questão, será necessário criar uma aplicação? O ideal é que os clientes tenham acesso aos seus serviços e produtos a qualquer hora e em qualquer lugar. Uma aplicação, após instalada, permite a coleção de dados importantes para avaliar o desempenho da empresa e relevância dos conteúdos apresentados. O cliente faz o download e a partir daí os seus comportamentos podem ser monitorizados (idade, género, numero de vezes que acedeu a um produto, estatísticas demográficas, etc). Isto permite a implementação de estratégias de forma a causar um maior e melhor impacto nos clientes e potenciais interessados.
Possuir uma aplicação e desenvolver estratégias de implementação do negócio na vertente mobile é por isto uma excelente forma de aumentar a competitividade do serviço oferecido. O mais difícil talvez seja levar o cliente a fazer o download da aplicação. Mas mais uma vez, publicitar a mesma será o elemento chave para o sucesso.
Mas existem outras estratégias sem ser necessário ter uma aplicação própria.
O SMS marketing traduz-se no envio de mensagens com o lembretes de promoções, ofertas, datas de vencimentos de pagamentos ou atualizações do estatuto de encomendas por exemplo. Os clientes valorizam este tipo de comunicação rápida e pessoal embora seja imprescindível enviar o conteúdo apenas a quem mostrar interesse em recebe-lo.
No caso do email marketing o principio é o mesmo, principalmente quando acedido a partir do smarthphone já que os utilizadores recebem as notificações de nova mensagem de correio recebida, acedendo mais vezes à caixa de email.
As redes sociais e serviço de mensagens instantâneas são outras das ferramentas preferidas por parte dos consumidores. Marcar presença no Facebook, Whatsapp e Instagram é nos dias de hoje praticamente obrigatório.
Entre todas as formas de marketing e comunicação cliente empresa, o fundamental é ser responsivo. Seja em que canal, os clientes procuram resposta rápida aos seus pedidos em qualquer dos meios de comunicação disponíveis.