Actualidadecertificado ssl

O seu website já é seguro? Certificado SSL

Garantir a segurança do seu website deve ser uma prioridade. Mas sabe como fazê-lo? O protocolo SSL (Secure Sockets Layer) é uma das formas de garantir a privacidade de informação sensível, assegurando uma comunicação segura (através da encriptação) entre o browser e o servidor web. Desta forma, todos os  servidores web com certificado SSL transmitem os dados de forma privada. Isto é fundamental em aplicações como home-banking e e-commerce, impedindo que hackers tenham acesso a dados pessoais como senhas, números de cartão de crédito ou dados de acesso do cliente.

 

Como identificar?

Mesmo que nunca tenha dado conta, a maior parte dos utilizadores com certeza já navegou inúmeras vezes por páginas protegidas pelo certificado SSL. Um servidor protegido com um certificado SSL distingue-se pelo seu endereço web característico: “https://”, (hypertext transfer protocol secure) onde “s” denomina a ligação “secured” ou “protegida” em português. Um cadeado verde na página confirma a proteção do certificado. Grande parte dos clientes que realiza transações  online procura este símbolo antes de realizar um pagamento. Outros processos como o preenchimento de formulários de contacto, questionários ou dados financeiros requerem este tipo de segurança e são fundamentais para garantir ao cliente que os seus dados estão seguros.

 

certificado ssl

Como funciona?

Duas chaves são criadas ao ativar o SSL no seu website: uma pública e uma privada. Ao aceder, o utilizador envia as informações encriptadas, e apenas o servidor com o certificado instalado poderá descodificar a informação.

O cliente é sempre quem inicia o processo. O utilizador acede a um website e o seu browser (Firefox, Opera, Internet Explorer, Chrome, etc.) solicita imediatamente o Certificado, assegurando que este é de confiança, válido e se está a ser usado pelo domínio para o qual foi emitido.  Caso alguma destas condições não seja verificada, o browser apresentará um aviso informando que a ligação não é segura.

 

É obrigatório?

Quem faz compras online geralmente apenas confia em websites com certificação SSL. Isto é fundamental para garantir que os dados estão protegidos e a compra é segura sem que haja extravio de informação. Se o seu negócio está em fase de crescimento, vale a pena apostar em ferramentas que oferecem segurança aos clientes, garantindo a sua fidelidade.

 

Vantagens

A própria Google favorece sites seguros aquando das pesquisas por parte dos utilizadores. Ora sabemos que a maioria dos cliques orgânicos provêm das primeiras 3 resultados das pesquisas no Google. Vale por isso a pena apostar. Além disso, para um carregamento mobile rápido através do Accelerated Mobile Pages, o certificado torna-se obrigatório.

 

 

Onde adquirir?

Existem vários tipos de certificado SSL. Desde gratuitos aos pagos, dependendo do tipo de aplicação. No entanto, é preciso ter conta que os certificados gratuitos não oferecem qualquer tipo de garantia. No caso dos pagos, o reembolso em caso de quebra da encriptação é bastante elevado. Pode consultar este link para perceber qual o mais indicado para a sua empresa. E se tiver questões, sabe como nos contactar.